sábado, 2 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre lidera atualização de dados em plataforma nacional, segundo Ministério da Segurança « Acre

25/04/2018
in Acre

Em 2017, o Acre migrou seu banco de dados do gerenciamento das informações policiais e aderiu ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), ferramenta integrada à base nacional de dados relacionados à área específica. Desde então, tem sido o estado que mais atualizou informações dentro da plataforma, segundo divulgado à imprensa nacional pelo próprio Ministério Extraordinário da Segurança Pública.

imagem25-04-2018-17-04-11

De acordo com o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, o Acre é o estado que mais alimentou o banco de dados do Sinesp (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

A boa notícia é que, em razão disso, o Acre continua assegurado do direito aos repasses de verbas federais destinados à segurança para este ano, visto que o ministério já antecipou a informação da suspensão de recursos às unidades federativas que não fizerem a atualização dos balanços referentes a 2016 e 2017. O prazo dado segue até o próximo dia 25 de maio e deve ser normatizado por meio de Medida Provisória (MP) presidencial. Além disso, uma carta foi encaminhada esta semana pelo ministro Raul Jungmann aos governos estaduais informando sobre a exigência.

Com base nos boletins de ocorrências, os dados inseridos se referem a todos os registros criminais, que vão desde homicídios aos quantitativos das apreensões de drogas, casos de violência doméstica, roubos, furtos, informações penitenciárias, entre outros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Acre, Vanderlei Scherer Thomas, essa é mais uma demonstração do compromisso do Acre com as questões relacionadas à transparência e combate da criminalidade. “É um fato que muito nos alegra, primeiro porque nos permite a continuidade do acesso a recursos para seguirmos com o reaparelhamento e melhoria do trabalho das nossas polícias, segundo porque reafirma o olhar especial com o qual o governo acreano tem tratado a questão da segurança, e, por esse motivo, tanto reivindica mais atenção por parte da União”, enfatiza.

A centralização das informações policiais em uma base de dados nacionais foi um dos pontos propostos no Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras, realizado em Rio Branco no ano passado. A proposta dos mais de 20 governadores presentes ao evento consta na Carta do Acre, documento assinado pelos chefes das unidades federativas e por quatro ministros da União. A destinação de recursos específicos a fundo perdido para as atividades policiais e penitenciárias também foi debatida durante o evento nacional.

imagem25-04-2018-17-04-12

Encontro de Governadores do Brasil apontou rumos para a Segurança Pública e fronteiras do país (Foto: Arquivo Secom)

A medida federal agora visa induzi-los ao cumprimento das exigências, caso contrário ficarão impedidos de receber até mesmo os recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), recurso oriundo do pagamento de penas pecuniárias e já disponibilizado em 2017 e também no início deste ano.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-lidera-atualizacao-de-dados-em-plataforma-nacional-segundo-ministerio-da-seguranca

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.