domingo, 20 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Oposição mantém obstrução e é alvo de críticas durante votação de MP

26/04/2018
in Política

A conclusão da análise da MP 809/17, sobre compensação ambiental, arrastou-se por mais de cinco horas – em sessões do Plenário pela manhã e pela noite – depois de obstrução dos partidos de oposição. Há três semanas, essas legendas tentam inviabilizar as votações da Câmara para marcar posição contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para assegurar a presença dos deputados no Plenário, o presidente da Casa, Rodrigo Maia, decidiu punir com perda do salário quem faltar às votações. Ele disse ainda que pode voltar a aplicar a decisão do ex-presidente Eduardo Cunha que obriga os parlamentares sob obstrução a marcar essa opção no painel de votações – e não simplesmente se abster de marcar presença.

“Se a oposição quer fazer uma obstrução permanente, nós vamos reavaliar a questão. A obstrução vai ter que ser marcada em cada votação, porque é obrigação de todos os 513 deputados estar no Plenário”, declarou Maia.

O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) reconheceu que a ausência de parlamentares da base nas votações também tem ajudado os oposicionistas. “Às vezes, não dá para entender por que a base do governo não está aqui presente para, de uma vez por todas, derrotar essa obstrução”, afirmou.

A medida provisória votada nesta semana autoriza o Instituto Chico Mendes (ICMbio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, a selecionar sem licitação um banco público para criar e gerir um fundo formado pelos recursos arrecadados com a compensação ambiental. Há outras sete medidas provisórias trancando a pauta.

Prisão de Lula
Os deputados da oposição criticaram ao longo da quarta-feira (25) a decisão judicial que negou a Lula a vista de um médico para acompanhar o câncer que o ex-presidente tratou há alguns anos. “Não há nenhuma justificativa para que ele não possa receber as visitas que têm sido negadas”, criticou o líder do PT, deputado Paulo Pimenta (RS).

A obstrução foi duramente criticada por deputados da base e gerou até bate-bocas no início da madrugada. O deputado Betinho Gomes (PSDB-PE) ressaltou que a oposição optou por impedir todos os trabalhos da Casa, inclusive na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

“Simplesmente em função da discordância de uma decisão do Judiciário, o PT imagina que a pauta legislativa, de interesse público, precisa ficar refém da ação específica e da vontade específica de um partido”, comentou.

Já o deputado Pepe Vargas (PT-RS) destacou que a obstrução é regimental e serve para pressionar a Câmara interceder no caso de Lula. “O presidente Rodrigo Maia tem razão quando diz que não tem o poder de liberar o presidente Lula, mas tem o poder de garantir que as prerrogativas desta Casa sejam cumpridas, entre as quais está a possibilidade de que a comissão externa visite Lula”, declarou.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/MEIO-AMBIENTE/556539-OPOSICAO-MANTEM-OBSTRUCAO-E-E-ALVO-DE-CRITICAS-DURANTE-VOTACAO-DE-MP.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.