segunda-feira, 21 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Após Brexit, Brasil ganha maior dimensão econômica no Reino Unido, afirma diplomata

26/04/2018
in Política

O Brasil é o único país integrante do G-20 que ainda não possui um acordo mútuo que evite a bitributação em negócios com o Reino Unido e a finalização deste e outros acordos na área comercial será a prioridade da embaixada brasileira naquele país.

Estes foram os destaques apontados pelo diplomata Claudio Frederico Arruda em sua sabatina nesta quinta-feira (26) pelos senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A indicação do diplomata para a chefia da representação brasileira em Londres foi aprovada pelo colegiado.

Brasil mais relevante

Arruda destacou que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) – movimento apelidado de Brexit -redimensiona a relevância da economia brasileira para os britânicos, e que “isto não se trata apenas de uma conjectura, mas de um fato, pois tanto a primeira-ministra Theresa May quanto outros atores políticos fizeram esta afirmação de forma literal”, ressaltou.

— A grande prioridade deles agora é vender o Brexit como uma abertura ainda maior do Reino Unido para a globalização, para a consolidação de novos acordos a nível mundial. Foi neste contexto que Theresa May citou o Brasil como um dos principais países dentro desta nova estratégia, o que foi confirmado depois pelo chanceler Boris Johnson e até pelo líder oposicionista Jeremy Corbin (do Partido Trabalhista) — detalhou o diplomata.

Para Arruda, o novo cenário é desafiador para o Brasil e não significará necessariamente a ampliação do intercâmbio comercial entre as duas nações. Isto estará interligado ao formato final em que se dará a saída do Reino Unido da União Europeia – o que só estará definido no ano que vem – e ao impacto objetivo que tal fato terá na economia britânica.

O diplomata explicou que boa parte do intercâmbio comercial brasileiro com os ingleses se dá justamente no âmbito de acordos vigentes com a UE. Arruda entende que todo este arcabouço terá que ser revisto a partir do ano que vem, ‘sempre com foco no aumento do intercâmbio e na busca de atrair mais investimentos britânicos para nossa economia”.

Ele finalizou revelando que outra prioridade será negociar um acordo de livre comércio envolvendo o Mercosul e o Reino Unido, do qual um eventual acordo dos britânicos com a UE poderá servir de espelho.

A análise da indicação de Claudio Frederico Arruda segue para o Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/04/26/apos-brexit-brasil-ganha-maior-dimensao-economica-no-reino-unido-afirma-diplomata

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.