Em visita a Riacho de Santana, no centro sul baiano, o governador Rui Costa promoveu, neste sábado (28), uma série de entregas, assinaturas e autorizações de obras que vão melhorar a qualidade de vida da população. Entre as ações, está a liberação de recursos para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água, na sede do município, e a realização de estudos hidrológicos e locação de poços tubulares para complementação da demanda do sistema.
“Nós estamos fazendo um investimento importante. A obra já está licitada e vai ser iniciada no valor de R$ 6,195 milhões para reforçar e reestruturar todo o sistema de abastecimento de água aqui da cidade. Evidente, que o projeto maior é puxar água da adutora do Algodão, que traz água do Rio São Francisco, e que é um pleito da cidade, mas antes nós temos que tomar as providências com obras mais rápidas para garantir o abastecimento de água”, explicou o governador.
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Rui também assinou a publicação do edital de licitação para restauração dos 5 quilômetros do Acesso Sul à BR-430, no valor de R$ 1.222 milhão, e as licitação para obras de pavimentação de ruas e a construção de uma praça no distrito de Vesperina. O governador ainda autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar dois convênios no âmbito do Projeto Bahia Produtiva, beneficiando 52 famílias.
Rui realizou a entrega de duas mil mudas de essências florestais e 13 mil de mandioca, além de três tratores com implementos para os municípios de Caculé, Palmas de Monte Alto e Riacho de Santana. Também foram distribuídos 776 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Na ocasião, o governador também autorizou a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) a celebrar convênio com a prefeitura de Oliveira dos Brejinhos para cessão de mais 27 mil tubos para as localidades de Seis Tiros I e II, Malhada de Areia, Comprida e Pajeú.
Saúde
O governador também anunciou a doação de equipamentos para dois postos de saúde de Riacho de Santana e de um equipamento de Raio-X para o hospital do município, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).
Repórter: Lina Magalí