Três partidas disputadas no horário das 16h30 (de Brasília) abriram este sábado (28) de 3ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Avaí-SC, Paysandu-PA e Vila Nova-GO foram os grandes vencedores. O Leão catarinense bateu o Juventude-RS por 3 a 1, mesmo placar do triunfo do Tigre sobre o Sampaio Corrêa-MA. Em Belém (PA), Papão derrotou o Brasil-RS por 2 a 1.
No Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), o Juventude marcou logo na primeira vez em que atacou. Aos sete minutos, Queiroz pegou a bola na área e bateu sem chances para o goleiro Aranha. Aos poucos, o Avaí adiantou a marcação e passou chegar mais na área adversária. Aos 35, Guga bateu lateral, Rodrigão desviou e Romulo superou Matheus Cavichioli para deixar tudo igual. Na etapa final, o Leão voltou melhor e virou o marcador logo aos 12 minutos. Capa cruzou para Rodrigão, o atacante não conseguiu empurrar para o fundo das redes, mas Renato apareceu e fez 2 a 1. Os catarinenses ficaram mais confortáveis e passaram a jogar aproveitando os espaços deixados pelo Papo. Aos 27, Rodrigão lançou Renato e o meia marcou mais um para liquidar a fatura.
Com a derrota, o Juventude segue com um ponto e está na 16ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. O Avaí chegou a quatro com o triunfo e está na oitava posição.
No Serra Dourada, em Goiânia (GO), o Vila Nova fez o dever de casa diante do Sampaio Corrêa e manteve os 100% de aproveitamento nesta Série B. Aos 36 minutos do primeiro tempo, Elias ajeitou a bola em cobrança ensaiada e Diego Giaretta cobrou com categoria no canto do goleiro. Ainda no primeiro tempo, aos 46, Danielzinho cobrou falta na área, Mateus Pasinato falhou e soltou a bola. Bruno Moura cabeceou para o fundo da rede e deixou tudo igual. Na etapa final, Elias, aproveitando sobra na área aos 31 minutos, e Mateus Anderson, batendo com força de muito longe aos 34, garantiram os três pontos para o Tigre.
O Vila Nova alcançou nove pontos com o resultado e está em terceiro lugar, atrás de Fortaleza-CE e Figueirense-SC apenas no saldo de gols. O Bolívia tem três e caiu para a 14ª colocação.
Na Curuzu, em Belém (PA), Paysandu e Brasil de Pelotas fizeram um primeiro tempo bastante movimentado. O Papão conseguiu sair na frente aos 20 minutos. Renato Augusto subiu mais do que a defesa adversária e acertou o cantinho arrancar o grito de gol da torcida bicolor. Dois minutos depois, Matheus Silva foi derrubado na área e o árbitro marcou o pênalti. Cassiano foi para a bola e ampliou para o Lobo. Atrás no placar, o Xavante se forçou a avançar as linhas de marcação e pressionar a defesa adversária. Em um cochilo da defesa paraense, Lourency invadiu a área e tocou no canto, com tranquilidade, para descontar na marca dos 27. Na etapa final, ambas equipes tiveram boas chances para marcar, o time da casa chegou a mandar uma bola na trave, mas ninguém balançou a rede e o placar fechou em 2 a 1 para o clube alviceleste.
O Paysandu chegou a nove pontos com o triunfo, mas perdeu uma posição. Por conta do saldo de gols, que agora é menor do que o do Vila Nova, o Papão ficou na 4ª colocação. Já o Brasil segue com dois pontos e caiu para o 15º lugar na tabela.