O Santos FC não somou pontos na quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores, mas isso não impediu o Peixe de já garantir sua classificação para as oitavas de final da competição. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Nacional, na noite desta quinta-feira (1), em Montevidéu (URU), o Alvinegro Praiano alcançou a vaga antecipada devido ao empate em 0 a 0 entre Real Garcilaso (PER) e Estudiantes (ARG), que chegaram aos cinco pontos e não conseguem alcançar a equipe santista.
Com este resultado, o elenco treinado pelo técnico Jair Ventura permanece com nove pontos, na liderança isolada do Grupo 06.
O time santista começou a partida segurando a pressão dos donos da casa, que precisavam da vitória para seguir em busca de uma vaga na próxima fase. Pela esquerda, através de triangulações de Rodrygo e Dodô, o Peixe tentava sair para o campo de ataque. O lance de maior perigo do Santos FC na primeira etapa ficou por conta de Daniel Guedes. Em cobrança de falta, pelo lado esquerdo, o lateral cobrou direito para o gol e viu a bola passar rente à trave defendida por Conde.
Na segunda etapa, o Nacional voltou a pressionar e abriu o marcador aos 12 minutos, com Leandro Barcia. A fim de igualar o placar, o Peixe tentava sair pelas laterais mas era fortemente marcado pelos uruguaios, que abusavam da força e das faltas.
Nos acréscimos, em cobrança de falta de Dodô, Vitor Bueno quase desvia e marca, porém o goleiro Conde conseguiu afastar o perigo e decretou a vitória uruguaia pelo placar mínimo.
Pela Conmebol Libertadores, o Santos FC volta a campo somente dia 24 de maio para encarar o Real Garcilaso (PER) pela última rodada da fase de grupos. Pelo Campeonato Brasileiro, o Alvinegro Praiano encara o Grêmio neste domingo (6) após folgar na terceira rodada. A partida será realizada na Arena do Grêmio, às 19 horas, em Porto Alegre-RS.
Nacional 1 x 0 Santos FC
Local: Estádio Gran Parque Central, em Montevidéu (URU);
Árbitro: Wilmar Roldan (COL);
Auxiliares: Alexander Guzman (COL) e Cristian de la Cruz (COL);
Cartões amarelos: Léo Cittadini, Alison e Daniel Guedes (SFC); De Pena e Santiago Romero (NAC);
Gol: Leandro Barcia, aos 12 do 2ºT (NAC).
Santos FC: Vanderlei; Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota (Vecchio); Copete (Arthur Gomes), Gabriel e Rodrygo (Vitor Bueno). Técnico: Jair Ventura.
Nacional: Conde; Fucile, Corujo, Polenta e Espino; Santiago Romero, Oliva, Zunino (Sebastián Rodríguez), Viúdez (Leandro Barcia) e De Pena (Bueno); Bergessio. Técnico: Alexander Medina.
Foto: Conmebol