quinta-feira, 15 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Conselho de Ética aprova continuação de processo contra João Rodrigues

02/05/2018
in Política

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (2) a continuidade do processo para perda de mandato do deputado João Rodrigues (PSD-SC), que está preso. Foi aprovado o parecer preliminar do deputado Ronaldo Lessa (PDT-AL) que recomenda o prosseguimento das investigações por 9 votos a 1.

Gilmar Félix/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de pareceres preliminares referentes a processos em desfavor dos deputados João Rodrigues (PSD/SC) e Jean Wyllys (PSOL/RJ)
Reunião do Conselho de Ética para analisar processos contra os deputados João Rodrigues e Jean Wyllys

Com isso, Rodrigues terá dez dias úteis para apresentar defesa por escrito. Os prazos começam a correr depois de ele ser notificado. O deputado foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região a cinco anos e três meses de reclusão pelos crimes de fraude e dispensa irregular de licitação quando era prefeito de Pinhalzinho (SC).

Para o advogado de Rodrigues, Cléber Lopes, não há questões suficientes para justificar a perda de mandato. “Temos um caso de pena prescrita, um fato de 1999, sem dano ao erário ou dolo específico”, ressaltou.

Jean Wyllys
A comissão também aprovou por 8 votos a 3 o arquivamento da representação apresentada pelo PR contra o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), por apologia ao uso de drogas e perversão sexual. Para o relator, deputado Júlio Delgado (PSB-MG), não há fato contra a ética parlamentar, pois as declarações do deputado foram feitas em uma entrevista, em tom de brincadeira. “As pessoas querem punir um deputado que não é antiético, não desonra o parlamento”, defendeu.

O deputado Laerte Bessa (PR-DF) classificou Wyllys de “debochado” e indiferente às representações contra ele no conselho. “Precisamos ser mais sérios aqui. Essa representação enoja nossa família parlamentar”, lamentou.

Na opinião do deputado Ivan Valente (Psol-SP), a representação é um reflexo da necessidade de punição e da lógica preconceituosa. “Temos de ter o senso do ridículo como parlamentares. Deveríamos tratar a imunidade parlamentar com a grandeza que ela merece”, afirmou.

O deputado José Carlos Araújo (PR-BA) reclamou da “reincidência de atitudes antiéticas” de Jean Wyllys. “A Câmara fica diminuída por fatos como esse”, acrescentou.

Balizamento
Para o deputado Marcos Rogério (DEM-RO), falta ao conselho de ética um balizamento maior sobre a imunidade parlamentar em relação ao uso da palavra. “O congressista tem no âmbito de sua atuação a liberdade total para falar tudo, para praticar tudo com a proteção constitucional? Penso que não. Ele pode tudo na defesa do interesse público”, disse. Ele defendeu um estudo sobre o tema.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/556772-CONSELHO-DE-ETICA-APROVA-CONTINUACAO-DE-PROCESSO-CONTRA-JOAO-RODRIGUES.html

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.