domingo, 3 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Proposta susta norma do Planejamento sobre acompanhamento de obra pública

03/05/2018
in Política

 

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Audiência Pública e Reunião Ordinária. Dep. Rafael Motta (PSB   RN)
Motta: norma eleva taxas de administração cobradas das prefeituras pelos convênios firmados com os ministérios e financiados com emendas

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Decreto Legislativo 905/18, do deputado Rafael Motta (PSB-RN), que susta norma do Ministério do Planejamento com regras para instituições financeiras federais acompanharem obras públicas.

Pela Instrução Normativa 2/18  essas instituições funcionam como mandatárias da União para aferir serviços prestados, prazos, metas claras e padronizadas. A mandatária representa o ente público no acompanhamento das obras.

A legalidade da norma do Ministério do Planejamento foi questionada em março durante reunião da Comissão Mista de Orçamento. A insatisfação também chegou ao Plenário da Câmara.

Anteriormente, cada ministério celebrava o seu próprio contrato com a mandatária, contendo parâmetros específicos que impactavam em grande diversidade de regras para a implementação das obras em estados e municípios por contratos de repasse.

Segundo Motta, a norma acaba por elevar as taxas de administração cobradas das prefeituras pelos convênios firmados com os ministérios e financiados com emendas parlamentares. Isso acontece porque poucas instituições podem fazer a intermediação do processo fiscalizatório.

Até agora, a Caixa Econômica Federal foi a única instituição que apresentou proposta e foi credenciada para a prestação desses serviços de mandatária da União. A taxa cobrada, de acordo com Motta, subiu de uma média de 2,5% para um percentual variável que pode chegar a 11,9%. “O aumento da taxa para valores em torno de 10% não é nada razoável, visto que tal medida reduz drasticamente um recurso que deveria ir para o cidadão”, disse.

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação (inclusive sobre o mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania (inclusive sobre o mérito). Depois, vai ao Plenário.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/556790-PROPOSTA-SUSTA-NORMA-DO-PLANEJAMENTO-SOBRE-ACOMPANHAMENTO-DE-OBRA-PUBLICA.html

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.