O gaúcho Anderson Daronco foi o árbitro sorteado pela CBF para apitar a partida de domingo entre RGT/CBF/FPF x Palmeiras, em Itaquera, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.
Daronco foi o árbitro que prejudicou o Palmeiras no mesmo estádio quando as equipes se enfrentaram pelo returno do Brasileirão 2017; na ocasião ele validou um gol em impedimento de Romero e depois assinalou um pênalti inexistente de Edu Dracena em Jô.
Com os dois “erros” de Daronco, o ex-rival venceu por 3 a 2 e praticamente garantiu o título do campeonato (na rodada anterior, Heber Roberto Lopes já havia anulado gol legal de Borja contra o Cruzeiro, impedindo o Verdão de somar 3 pontos). Se tivesse vencido os 2 jogos, o time então comandado por Alberto Valentim assumiria a liderança do Brasileiro.
Rotina: mesmo quando vence em Itaquera o Palmeiras é prejudicado, como foi no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista; na ocasião a arbitragem comandada por Leandro Bizzio Marinho assinalou impedimento inexistente de Willian, que ficaria cara a cara com o goleiro. Bizzio também deixou de expulsar Gabriel (por cotovelada em Moisés), Romero (carrinho criminoso em Dudu), além de Emerson e Maykon, que agrediram Felipe Melo.
Daronco vai apitar domingo.
Como ele vai fazer o serviço?
— Palmeiras (@palmeirasptd) 8 de maio de 2018