sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Brasil deve aproveitar abertura da Coreia do Norte ao mundo, aponta CRE

10/05/2018
in Política

O governo norte-coreano adotou a partir deste ano novas diretrizes estratégicas, dando prioridade máxima ao desenvolvimento de sua infraestrutura econômica, disse o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTC-AL). Ele apresentou nesta quarta-feira (10) um balanço de sua visita oficial à nação asiática, entre os dias 23 de abril e 4 de maio. Além de Collor, visitou a Coreia do Norte o senador Pedro Chaves (PRB-MS).

Collor disse que a nova diretriz foi anunciada pelo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, à população no início do ano. A nova estratégia sucede a adotada entre 2012 e 2017, que focava de forma mais pormenorizada no desenvolvimento do programa nuclear e na busca de objetivos de ordem econômica.

O presidente da CRE enfatiza que o novo momento vivido pela Coreia do Norte, que reabriu as conversações de paz com a Coreia do Sul, abre portas promissoras para o incremento das relações diplomáticas e econômicas com o Brasil. Com este objetivo, a CRE aprovou, por iniciativa de Collor, a criação do grupo parlamentar de amizade Brasil-Coreia do Norte (PDS 18/2018). Uma das prioridades do grupo será aprovar o acordo de cooperação econômica e técnica assinado pelos governos dos dois países em 2009. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

— Acredito que nosso país não pode perder este momento único, histórico, que estamos vivendo, uma conseqüência das novas orientações adotadas pela gestão de Kim Jong-un para a Coreia do Norte. O país está engajado em romper o isolamento a que, entendem, foram condenados, e é apreciado o fato do Brasil ser o único país das Américas que possui representação diplomática tanto no norte quanto no sul da península. Estivemos reunidos com autoridades a nível parlamentar e econômico, e eles tem interesse ainda em incrementar laços nas áreas acadêmica e sindical — afirmou o senador.

Outro objetivo do grupo parlamentar será formalizar uma visita oficial do ministro de Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong Ho, ao Brasil. O grupo também realizará gestões junto ao governo federal visando a nomeação de um novo embaixador do Brasil em Pyongyang, uma vez que o cargo encontra-se vago, segundo Collor, “devido a uma leitura muito rigorosa das sanções aplicadas pela ONU ao país”.

A pedido da senadora Vanessa Graziottin (PC do B-AM), também foi aprovado o pedido de urgência ao Plenário na análise da criação do grupo parlamentar de amizade. O objetivo de Collor é aprovar o referido PDS ainda em maio, visando uma visita oficial dos parlamentares brasileiros que a ele aderirem a Pyongyang já em agosto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/05/10/brasil-deve-aproveitar-abertura-da-coreia-do-norte-ao-mundo-aponta-cre

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.