segunda-feira, 7 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Finanças rejeita projeto que susta aumento de tributos sobre combustíveis

11/05/2018
in Política

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, na quarta-feira (9), proposta que pretendia sustar os efeitos do Decreto Presidencial 8.395/15, que aumentou as alíquotas de contribuições (Cide, PIS/Pasep e Cofins) incidentes sobre derivados de petróleo.

O texto rejeitado é o do Projeto de Decreto Legislativo 4/15, apresentado por diversos deputados, entre eles Chico Alencar (Psol-RJ). Segundo a justificativa da proposta, o Poder Executivo excedeu seu poder regulamentar e a medida gerou aumento nos preços da gasolina, do álcool, do gás natural e do querosene de aviação.

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
O Expressão Nacional desta semana pergunta, qual o limite para os juros bancários? Convidada deputada Yeda Crusius (PSDB RS)
Yeda Crusius, relatora: duas leis fundamentaram edição do decreto

A relatora na comissão, deputada Yeda Crusius (PSDB-RS), no entanto, argumentou que o decreto que se pretende sustar fundamentou a alteração das alíquotas das contribuições em leis anteriores sobre as contribuições (10.865/04 e 10.336/01).

Essas leis, explicou Crusius, criaram um regime especial de apuração e pagamento das contribuições e fixaram alíquotas específicas para cada um dos produtos. Os textos preveem que o Poder Executivo fixe coeficientes de redução desses valores, que podem ser aumentados ou reduzidos a qualquer tempo.

“As Leis 10.865/04 e 10.336/01 fixaram alíquotas específicas para o PIS/Pasep, a Cofins e a Cide incidentes sobre combustíveis, mas permitiram que o Poder Executivo diminuísse seus valores e os restabelecesse até os montantes originalmente previstos. Nesse sentido, o Decreto 8.395/15, exerceu seu poder regulamentar dentro dos limites legais, pois fixou as alíquotas das contribuições sociais em valores inferiores aos fixados pelas leis”, afirmou a relatora.

Yeda Crusius lembrou ainda que, mais recentemente, o Decreto 9.101/17 zerou coeficientes de redução, passando a cobrar o PIS/Pasep e a Cofins nos valores previstos originalmente.

Tramitação
O projeto será analisado ainda pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, segue para deliberação do Plenário.

Antes, o texto foi rejeitado também pela Comissão de Minas e Energia.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/557269-FINANCAS-REJEITA-PROJETO-QUE-SUSTA-AUMENTO-DE-TRIBUTOS-SOBRE-COMBUSTIVEIS.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.