domingo, 13 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Privatização da Eletrobras volta a receber críticas em audiência pública

11/05/2018
in Política

Em mais um debate sobre a privatização da Eletrobras, especialistas criticaram a medida proposta no Projeto de Lei 9463/18, em análise em comissão especial da Câmara.

Ex-ministro de Minas e Energia e ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hubner alertou para os riscos de aumento nos custos da energia e de novos racionamentos. Ele destacou que até nos Estados Unidos, onde a privatização é uma regra, a área de energia está sob os cuidados do poder público. “Eu tenho dito que as medidas em discussão no Congresso podem gerar uma explosão tarifária e trazer novamente o risco de suprimento de energia”, disse.

Cleia Viana/Câmara dos deputados
Audiência Pública Ordinária para discutir o Projeto de Lei nº 9.463 de 2018, que dispõe sobre a desestatização da Eletrobrás
Audiência pública para debater a privatização da Eletrobras

O diretor de distribuição da Companhia Energética de Brasília (CEB), Mauro Martineli, também criticou a privatização. “Eles querem vender a empresa unificada, integrada. É um absurdo porque vai ser criada uma mega empresa privada, que vai ter 31% do mercado, 47% da transmissão, 50% da energia armazenável nos reservatórios, 70% da transformação. Vai inibir a competição. Vai acontecer o que aconteceu na Califórnia: manipulação dos preços e aumento da tarifa”, lamentou.

Martineli também destacou que o patrimônio da Eletrobrás, de geração e transmissão, é de R$ 305 bilhões e o governo estima passar a maior parte do controle acionário para empresas privadas por R$ 12 bilhões.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) criticou o relatório do deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), apresentado na quinta-feira na comissão. Para ela, o texto representa na prática a privatização do rio São Francisco. “Porque as hidrelétricas que serão vendidas têm poder sobre a vazão do rio e poder sobre o rio. O próprio relator Aleluia, quando discutimos a revitalização do São Francisco, cobrou da Chesf dizendo que ela dominava o rio. Hoje, a Chesf é do povo brasileiro e se ela virar uma empresa privada é a iniciativa privada que vai controlar São Francisco”, ressaltou.

A comissão realizou nesta sexta-feira (11) outras duas audiências públicas, no Rio de Janeiro e em Franca, no estado de São Paulo.

Fonte: www2.camara.gov.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/557284-PRIVATIZACAO-DA-ELETROBRAS-VOLTA-A-RECEBER-CRITICAS-EM-AUDIENCIA-PUBLICA.html

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.