sexta-feira, 4 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Instituto de Mudanças Climáticas discute métodos sobre monitoramento dos serviços ambientais « Acre

16/05/2018
in Acre

Como forma de integrar e aprimorar as metodologias de monitoramento dos serviços ambientais para a segunda fase do Programa Global REDD Early Movers (REM), o governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), realizou nos dias 10 e 11 deste mês, na Universidade Federal do Acre (Ufac), a Oficina de Metodologias de Monitoramento do Programa ISA Carbono.

A oficina, que contou com o apoio do World Wildlife Fund (WWF/Brasil) e da Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional (GIZ), foi realizada com o objetivo de aprimorar o Monitoramento e Avaliação da Implementação do Programa ISA Carbono do SISA.

Durante dois dias, organizações não governamentais, instituições federais e estaduais estiveram reunidas apresentando as metodologias aplicadas em suas pesquisas. Um desses pesquisadores é o diretor de geociência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Sena, que falou sobre a importância da oficina. “É fundamental essa oficina, de justar e formular todas essas metodologias e que isso seja um melhoramento para os trabalhos futuros.”

Para a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros, as metodologias apresentadas serão fundamentais para a segunda fase do Programa REM: “A partir das diferentes apresentações que ocorreram, vamos aprimorar nosso monitoramento desde as atividades de campo até a estrutura de banco de dados para o armazenamento dessas informações”.

imagem16-05-2018-21-05-55

(Foto: Pedro Devani/Secom)

REDD+

O REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação florestal) é um conjunto de incentivos econômicos, com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal. A ideia era discutir formas de incentivar economicamente a redução do desmatamento nos países em desenvolvimento, possuidores de florestas tropicais com o fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa resultantes do desmatamento e da degradação florestal.

Em 2009 o conceito de REDD foi ampliado para REDD+. A inclusão do sinal “+” significa a conservação do manejo sustentável e do aumento de estoques de carbono nas florestas, partindo do desmatamento evitado e recuperação de florestas.

SISA

Criado pela Lei 2308 de 2010, após amplo período de construção participativa, o SISA objetiva promover a manutenção e ampliação da oferta dos seguintes serviços e produtos ecossistêmicos: sequestro, conservação, manutenção e aumento do estoque e a diminuição do fluxo de carbono; conservação da beleza cênica natural; conservação da sociobiodiversidade; conservação das águas e dos serviços hídricos; regulação do clima; valorização cultural e do conhecimento tradicional ecossistêmico; conservação e melhoramento do solo.

imagem16-05-2018-21-05-57

Para a diretora-presidente do IMC, Magaly Medeiros, as metodologias apresentadas serão fundamentais para a segunda fase do Programa REM (Bruno Pacífico/IMC)

ISA Carbono

O primeiro Programa do SISA, o Programa de Incentivos por Serviços Ambientais do Carbono ou simplesmente o Programa ISA Carbono é apontado por especialistas ambientais como o mais avançado programa governamental de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal do mundo, fazendo com que o Acre seja uma referência para iniciativas de REDD+. Se constitui numa estratégia para captar, prover e dar sustentabilidade de recursos financeiros ao Estado para implementação de seus planos e estabelecer a repartição dos benefícios para atores que conservam, preservam ou recuperam os ativos florestais como o carbono.

Os objetivos estabelecidos no Programa ISA Carbono estão relacionados diretamente com a promoção, conservação, recuperação e incremento dos serviços ambientais, tais como redução progressiva, constante e de longo prazo das emissões de gases de efeito estufa e o sequestro de carbono, de forma integrada com a estratégia de desenvolvimento de baixas emissões buscando estabelecer ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/instituto-de-mudancas-climaticas-discute-metodos-sobre-monitoramento-dos-servicos-ambientais

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.