segunda-feira, 21 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saúde fortalece atendimento à população indígena « Acre

17/05/2018
in Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) quer fortalecer o atendimento à população indígena por meio da sensibilização dos profissionais que prestam atendimento nas unidades de saúde.

Representantes do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), da Divisão de Saúde das Populações Prioritárias e Vulneráveis, da Diretoria de Atenção à Saúde da Sesacre, juntamente com o Núcleo de Atenção à Saúde Indígena dos Hospital das Clínicas (HC), discutem o assunto.

O trabalho desenvolvido com base na nova portaria do Ministério da Saúde pretende desenvolver um plano de cuidado destinado especificamente à população indígena. O principal enfoque é a capacitação dos profissionais da saúde, para que eles consigam compartilhar os diagnósticos com os pacientes levando em conta a cultura de cada povo indígena e o que facilita a adesão ao tratamento, quando necessário.

“São pequenos cuidados que tomamos com essa população que fazem com que consigamos garantir uma melhor assistência e um melhor atendimento”, diz a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde Indígena do HC, Débora Guimarães.

Além do HC, unidades como a Maternidade Bárbara Heliodora e a Maternidade de Feijó contam com espaços que valorizam a cultura indígena.

imagem17-05-2018-15-05-45

Espaço para grávidas indígenas na maternidade de Feijó (Foto: Leônidas Badaró)

Dinâmica de atendimento

Existem unidades responsáveis pelo atendimento à população indígena chamadas de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). No Acre existem dois: o do Alto Purus, em Rio Branco, e o do Alto Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Os distritos ficam responsáveis por todos os polos (unidades de atenção básica) e por atender os pacientes de determinada região. Os profissionais ficam responsáveis por identificar qual paciente precisa de um atendimento especializado e o que não pode ser feito na unidade.

Após a identificação, os pacientes são encaminhados para casas de apoio à saúde indígena. Então é realizado o agendamento do serviço e os polos ficam responsáveis por identificar o paciente e trazê-lo às unidades.

“Vale ressaltar que o atendimento não é preferencial, como muitos pensam. O que preconiza a portaria é o atendimento diferenciado, levando em conta o respeito aos hábitos e tradições dos povos indígenas”, destaca Zilmar Cândido, gerente da Divisão da Política de Saúde para População Prioritária e Vulnerável da Sesacre.


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/saude-fortalece-atendimento-a-populacao-indigena

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.