Um dia histórico para o futebol gaúcho. Nesta sexta-feira (18), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) completa seu centenário de fundação. São 100 anos de constante evolução, de busca incessante pelo desenvolvimento do futebol do Rio Grande do Sul e de contribuições para o esporte em nível nacional.
No dia 18 de maio de 1918 aconteceu o primeiro Congresso de Futebol do Rio Grande Sul. Dirigentes do futebol, de diferentes cidades e clubes, reuniram-se em Porto Alegre (RS) para unir os praticantes e organizar o campeonato estadual. Dessa reunião nasceu a Federação Rio-Grandense de Desporto (FRGD), reconhecida oficialmente pela Confederação Brasileira de Desportos no dia 10 de agosto desse mesmo ano.
Na década de 1940, quando a profissionalização chegou ao futebol, a FRGD foi sucedida pela Federação Rio-Grandense de Futebol. Mais tarde, na metade da década de 1960, ganhou a denominação atual de Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
De lá para cá, em nível estadual, já são 98 edições do Gauchão. Atualmente, além da Série Especial, o campeonato gaúcho também é disputado nas Séries A2 – Divisão de Acesso e B – Segunda Divisão.
Na categoria profissional, a FGF também organiza anualmente uma competição no segundo semestre do ano no formato de Copa, com fase classificatória entre os disputantes, seguida de jogos mata-mata até a final. Também organiza competições estaduais de categoria de base e uma competição internacional Sub-20 no mês de dezembro e, a partir deste ano de 2018, organizará o campeonato gaúcho de futebol feminino.
A CBF parabeniza a FGF por todas as contribuições prestadas ao futebol brasileiro e deseja seguidos anos de sucesso e desenvolvimento.