sexta-feira, 18 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre realiza I Seminário de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis « Acre

20/05/2018
in Acre

O dia 18 de maio é lembrado oficialmente como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O assunto será um dos temas  da programação do I Seminário de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) de 21 a 23 (segunda a quarta-feira),  no auditório do Nobile Suítes Hotel.

Representantes da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Academia da Saúde e Núcleo de Educação em Saúde, além de membros do Ministério Público, Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual, Conselho da Criança e Adolescente entre outros, vão discutir temas sobre violência entre a população mais vulnerável, que são menores de 18 anos, mulheres e idosos e o fluxo a ser implantado na rede de serviços e assistência das unidades e vigilância em saúde.

“Tremos diversas oficinas relacionadas à violência sexual, em especial em crianças e adolescentes, que serão trabalhadas com todos os municípios do estado. Então, a Sesacre realiza na próxima semana, que é de grande importância e relevância para esse tema”, destaca o diretor de Vigilância em Saúde, Moisés Viana.

O seminário tem como proposta abordar temas como o atendimento e a notificação de pessoas em situação de violência atendidas nas Unidades Básicas de Saúde, UPAs, Uraps e o encaminhamento para o atendimento integral e psicossocial. A ação faz parte do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil, 2011 a 2022, desenvolvido no Estado e municípios do Acre.

Dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM-NET/Sesacre) apontam que entre os anos de 2013 a 2017, foram notificados 3.041 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no Estado. Desses, 2.836 ocorreram dentro da própria residência e a maioria das vítimas foram do sexo feminino: 2.985. Rio Branco é a cidade com maior registro de casos (1.261), seguida de Brasileia (815) e Tarauacá, com 355 notificações. Cruzeiro do Sul aparece com 299 casos de violência sexual contra menores.

imagem20-05-2018-16-05-43


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/acre-realiza-i-seminario-de-vigilancia-de-doencas-e-agravos-nao-transmissiveis

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.