segunda-feira, 19 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

FORMAÇÃO CONTINUADA – Professores de Alto Alegre participam de curso de educação inclusiva | RORAIMA

23/05/2018
in Roraima

imagem24-05-2018-02-05-44

A Escola Estadual Militarizada Sadoc Pereira, no município de Alto Alegre, reuniu nesta terça-feira, dia 22, 450 profissionais da educação da localidade para discutir a prática de política inclusiva na educação, por meio do seminário Desafios da Educação. As atividades encerram nesta quarta-feira, 23.

O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima). A discussão faz parte de um circuito de seminário de educação que vem ocorrendo em todo Estado.

Durante a abertura, a governadora Suely Campos disse que o sistema educacional precisa garantir plenamente a inclusão dos cidadãos na rede escolar. “É preciso incluir com igualdade, independente de sua condição. E isso significa que o aprimoramento e a busca pelo conhecimento dos professores durante os dois dias de curso vão dar mais condições para enfrentar os desafios, que é ser educador”, disse.

O encontro promoveu entre os professores reflexões sobre a temática “inclusão”, como metodologia de ensino no ambiente escolar, para que fortaleça ainda mais a base educacional.

Para a diretora do Ceforr, Stela Damas, é senso comum quando se pensa que a inclusão é apenas deficiência. Mas os profissionais da educação têm que pensar em inclusão como um processo de inclusão do sujeito.

“O encontro proporcionou a ampliação do olhar do professor, para que comece a pensar em práticas a partir da perspectiva da inclusão. Então quando falamos de inclusão, estamos falando de incluir o aluno na escola, para que ele permaneça na unidade de ensino e obtenha sucesso”, ressaltou Stela.

A professora Marta Pereira enfatizou que a política de inclusão precisa cada vez mais ser efetivada, de maneira que possa contemplar um numero maior de alunos.

“O curso fomenta a nossa educação e com isso promove melhorias no processo de ensino e aprendizagem. E não só o professor ganha, mas também todos os profissionais da escola, principalmente o aluno”, ressaltou Marta.

A ESCOLA – Em 2018, a Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira foi militarizada e está sendo revitalizada. A obra iniciou nesta quarta-feira, 23, no Ginásio da Escola, que vai sediar os jogos escolares.

De acordo com a gestora da escola, a tenente coronel PM Dayana Patrícia Cordeiro, a principal mudança na escola com a implantação do CME, foi o respeito e a disciplina em sala de aula.

“Estamos inseridos na escola para dar suporte aos professores de maneira que tenhamos um ambiente saudável dentro dos colégios militarizados. Assim os professores terão mais controle em sala de aula, com mais respeito e disciplina, portanto teremos um ensino de qualidade”, destacou Dayana.

Com apenas quatro meses de implantação, alunos da escola Sadoc melhoram o rendimento escolar. Durante a abertura do curso, quatro alunos destaques do 1º bimestre foram homenageados por mérito de desempenho.

A aluna do 1º ano do Ensino Médio, Laine Faria Pinheiro enfrenta uma rotina diária de acordar cedo, ajudar os pais nos afazeres de casa e pegar o ônibus para percorrer 30 km de estrada até a sede do município. A aluna disse que o esforço e sacrifício são pra dar o melhor para a família.

“Eu me esforço bastante para dar o melhor para os meus pais. Eu vejo o sofrimento deles e não quero que sofram mais”, enfatizou.

Uma das homenageadas da noite pelo esforço e dedicação, a estudante alcançou a média de 95 pontos, que representa a segunda maior nota Colégio.

“Está sendo um pouco corrido ter que conciliar tudo isso com a escola, mas nada que dificulte meus estudos. A escola tem trazido muitas oportunidades para que possamos evoluir, mostrar que somos capazes e ser reconhecidos”, disse.

O CEFORR – O Ceforr tem papel importante, pois são 10 anos contribuindo para a formação de professores, indígenas e não indígenas, ao promover avanços nas políticas de educação inclusiva, cujo objetivo é fazer com que o cidadão, seja ele aluno, professor ou membro da comunidade, seja bem acolhido a partir do momento em que ele entra na escola, independente da sua condição.

Fonte: portal.rr.gov.br/?p=5182

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.