O Santos Futebol Clube recebeu na tarde deste domingo (27), no Pacaembu, a equipe do Cruzeiro, em partida válida pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, e, em revés pelo placar mínimo, não somou pontos. O próximo desafio do Peixe no Brasileirão será contra o Atlético-PR. quinta-feira (31), na Arena da Baixada, pela 7ª rodada.
O jogo – Classificados como campeões de seus respectivos grupos na Conmebol Libertadores, seria comum imaginar que Santos Futebol Clube e Cruzeiro começassem a partida se estudando. Mas foi exatamente o oposto que ocorreu: logo nos minutos iniciais o Peixe buscou ditar o ritmo do jogo, com investidas frequentes no seu campo de ataque. As melhores chances dos primeiros minutos saíram dos pés de Jean Mota, que concluiu sem muita força cruzamento recebido pela esquerda, e de Gabriel, que aproveitou bobeira da zaga celeste para finalizar forte, obrigando Fábio a fazer boa defesa.
O Cruzeiro buscou em algumas ocasiões articular jogadas pelas laterais ao longo da primeira etapa, no entanto, Daniel Guedes e Dodô, com atuações seguras, dificultaram a criação adversária. Sobrou tentar algo pelo meio, de onde acabou surgindo a chance mais perigosa dos mineiros: aos 28 minutos, Rafael Sobis chutou forte, fazendo com que Vanderlei protagonizasse grande defesa.
Poucos minutos depois o Peixe respondeu: Gabriel recebeu boa bola de Rodrygo pelo meio, mas, na hora a conclusão, foi travado por Dedé, mudando a rota do chute. Já perto do final da primeira etapa, o Santos FC teve outra grande chance: Daniel Guedes deu um drible seco em Egídio pela direita e armou cruzamento, mas Fabio chegou antes de Gabriel para a conclusão da jogada.
A segunda etapa começou travada, marcada por muito perde e ganha no meio de campo. Gustavo Henrique teve boa chance aos 18 minutos, após receber bola pelo alto de Jean Mota, mas desperdiçou cabeceando por cima do gol de Fábio. Pouco tempo depois Jean Mota é quem teve a oportunidade em cobrança de falta, mas Fábio novamente apareceu para fazer boa defesa.
Finalmente recuperado e muito pedido pela torcida presente no Pacaembu, Bruno Henrique entrou aos 23 minutos no lugar de Diego Pituca. E em seu primeiro lance no jogo assustou: ele recebeu pelo meio, avançou, mas na hora da conclusão foi interceptado. Poucos minutos depois, no entanto, após grande defesa de Vanderlei em chute de Robinho, o Cruzeiro abriu o placar com Bruno Silva, que aproveitou casquinha de Raniel após cobrança de escanteio.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 1 Cruzeiro
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP);
Data: domingo, 27 de maio de 2017;
Horário: 16h (de Brasília);
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior;
Assistentes: Pedro Martinelli Christino, Luciano Roggenbaum;
Cartões Amarelos: Henrique (CRU), Egídio (CRU), Robinho (CRU), Edilson (CRU), Diego Pituca (SAN);
Gols: Bruno Silva (30′ 2ºT)
SANTOS FC: Vanderlei, Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique, Dodô, Diego Pituca (Bruno Henrique), Renato (Léo Cittadini), Jean Mota, Eduardo Sasha (Yuri Alberto), Rodrygo, Gabriel. Técnico: Jair Ventura.
Cruzeiro: Fábio, Edílson (Lucas Romero), Dedé, Léo, Egídio, Henrique, Lucas Silva, Robinho, Thiago Neves (Raniel), Rafael Sobis, Sassá (Bruno Silva). Técnico: Mano Menezes.
Texto: Bruno Secco / Foto: Ivan Storti