No dia 01 de junho de 1913, o Santos FC fazia sua estreia no Campeonato Paulista jogando contra a forte equipe do Germânia, time da colônia alemã em São Paulo, e foi um placar de triste lembrança para os santistas que nesse jogo pioneiro foram derrotados com Harold Cross marcando o tento de honra do novato time santista que formou com: Julien Jacques Fauvel; Arantes e Pereira; Geraule, Ambrosio e Millon; Raymundo Marques, Nilo, Haroldo Cross, Urbano Caldeira e Arnaldo Silveira. O técnico era Urbano Caldeira que substituía Harold Cross.
Essa longínqua partida foi disputada no campo do Parque da Companhia Antártica Paulista. E foi a partida de nº 314 do campeonato paulista organizado pela Liga Paulista de Futebol e foi a partida de nº 04 do Alvinegro Praiano e sua primeira derrota já que nas três partidas anteriores o time houvera vencido todas.
Curiosidade
Harold Cross um irlandês, que jogou no Alvinegro em 1912 e 1913 e também é considerado como sendo um dos 39 fundadores do clube praiano, autor do primeiro santista no campeonato foi o primeiro treinador do time santista, depois dele os treinadores que além de treinaram a equipe efetiva e interinamente, e também jogaram no Santos FC foram pela ordem: Urbano Caldeira, Juan Bertone (1919), Virgílio Pinto de Oliveira, o Bilu, Alzemiro Ballio, Camarão, Ayala, Albertinho, Artigas, Antoninho, Zito, Formiga, Mauro Ramos de Oliveira, Pepe, Jair Rosa Pinto, Olavo, Alfredinho, Urubatão, Ramos Delgado, Mengálvio, Clodoaldo, Coutinho, Del Vecchio, Marinho Perez, Cabralzinho, Ramiro, Serginho Chulapa, Joãozinho, Orlando Amarelo, Márcio Fernandes, Gallo, Nelsinho Baptista, Cuca, Marcelo Martelotte, Tatá, Claudinei Oliveira (base), Marcelo Fernandes e Elano. Vale resaltar que o goleiro Agenor Gomes, o Manga, também foi técnico só que nas categorias de base.
O jornal “Estado de São Paulo”, comentou a estreia do Santos: “o time santista não tinha training. Seus jogadores não desempenharam bem suas funções, apresentaram apenas uma confusão lastimável… além disso estavam com visível caipora (azar).
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística