A APAE de Ariquemes, que já atua no município há 35 anos, hoje passa por dificuldades. No decorrer desses 35 anos, nunca em sua história a instituição filantrópica havia passado pela grande crise financeira e falta de apoio do Poder Público Municipal.
Localizada no na Av. Tabapuã, Setor 04, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais Ariquemense atende várias crianças e adultos, pessoas portadoras de necessidades especiais.
As aulas em 2018 tiveram início em Fevereiro, e até o momento a Prefeitura não firmou convênio que prevê o repasse de recursos Federais e Municipais para contratação de professores e a manutenção da entidade que era considerada uma referência regional, e que hoje corre o sério risco de fechar suas portas.
Os profissionais atuam pelo amor às vidas e por este motivo não abandonam os alunos que necessitam destes profissionais.
Neste espaço são desenvolvidas atividades educativas, culturais, ambientais, fisioterapia, fonoaudiologia, esportivas e recreativas, além de ofertar alimentação e transporte a todos os assistidos pela APAE.
A Secretaria Municipal de Educação, ao ser procurada pela equipe de reportagem do Programa Bronca da Pesada afirmou que estariam agilizando o andamento dos processos para efetuar o pagamento, mas nada ainda foi confirmado.
Fonte: Ariquemes190