No dia 05 de junho de 1954, o técnico Luiz Alonso Perez, o Lula iniciava sua gloriosa carreira como treinador efetivo da equipe principal do Santos FC, na vitória diante do Botafogo carioca, no Estádio do Maracanã, no Torneio Rio-São Paulo pelo placar de 3 a 2 com gols de Tite (2) e Joel. O Peixe formou com Manga; Hélvio e Feijó; Urubatão, Formiga e Zito; Joel, Walter, Álvaro, Vasconcelos (Hugo) e Tite. Lula substituiu o técnico italiano Giuseppe Ottina. Essa foi a partida de nº 1307 do Santos Futebol Clube em sua centenária história.
No total Lula dirigiu o Santos FC em 945 partidas com 619 vitórias 144 empates e 182 derrotas com o time sob o seu comando marcando 2858 e sofrendo 1447 gols. Sua última participação no comando do time foi no dia 19 de dezembro de 1966, na vitória por 3 a 0 diante da Prudentina na Vila Belmiro.
Curiosidade
Lula que tinha o apelido de “Leiteiro” antes de assumir a direção técnica do Peixe, era muito supersticioso e costumava recorrer aos serviços de uma mãe de santo de nome Ludovina, moradora na Vila Melo em São Vicente, no elenco sem ele saber os jogadores o tratavam pelo apelido de “Bonachão”. Lula, o técnico mais vitorioso no Santos FC faleceu no dia 15 de junho de 1972.
Guilherme Guarche – Coordenador do Centro de Memória e Estatística