quarta-feira, 14 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

‘Empretecos’ de sucesso emocionam plateia ao recordar primeiros passos nos negócios

08/06/2018
in Brasil

O talk show com três empresários de sucesso que cursaram o Empretec foi o momento mais emocionante da celebração dos 25 anos da metodologia da ONU no Brasil, ontem à tarde (7/6), no 033 Rooftop Santander, em São Paulo. Para uma plateia de antigos alunos, facilitadores e diretores regionais do Sebrae, os “empretecos” falaram sobre as dificuldades do início e da importância do Empretec em suas vidas, muitas vezes sendo interrompidos por aplausos da plateia.

“O Empretec é empreendedorismo raiz, não é nutella não”, disse Lindolfo Martins, fundador da rede Multicoisas, arrancando gargalhadas do público. “Procurei o Sebrae quando decidi que queria abrir franquias. Buscava alguma coisa que pudesse despertar o espírito empreendedor nos meus futuros franqueados e quem saiu transformado foi eu”, contou. Lindolfo disse que ter conquistado o primeiro lugar como empresa-cria, quando integrava a turma de 1996 do Empretec, está entre os seus maiores orgulhos. “Ganhei vários outros prêmios, mas esse é especial. Na época, eu tinha 96 lojas. Hoje, são 296.”

Os três participantes da conversa entre “empretecos” procuraram seus antigos facilitadores na plateia para agradecer pelo empenho. Fundadora da Sorridents, Carla Sarni surpreendeu o público ao revelar que a rede de clínicas dentárias “praticamente faliu” em 2009. “Decidimos abrir 40 novas unidades, na esperança de um empréstimo do BNDES que nunca saiu. Fui dormir bem e acordei com uma dívida de R$ 23 milhões”, contou. “Posso dizer que o Empretec mudou não apenas o meu negócio, mas também a minha vida. Pois foi o que eu aprendi lá que me ajudou não só a expandir a Sorridents, como também a recuperá-la quando tudo foi abaixo.”

Darci Schneid, fundador da Sirtec Sistemas Elétricos, disse que a sua empresa “praticamente nasceu durante aqueles nove dias do Empretec”. “Tomei muita porrada durante o curso, coisas que mudaram a minha forma de pensar”, afirmou Schneid. “Estar aqui, nesta festa, é poder retribuir tudo o que o Empretec fez por mim.”

Os três “empretecos” foram convidados a eleger quais das dez Características Comportamentais do Empreendedor (CCEs), ensinadas no Empretec, foram mais importantes em seus negócios. “Acredito que o planejamento e monitoramento periódico foram as mais importantes, mas na verdade as dez funcionam juntas, como uma engrenagem”, ponderou o fundador da Sirtec.

Carla Serni disse ter dúvida quais das dez foram fundamentais, mas disse que a persistência e a busca por informação foram fundamentais em sua trajetória. “Foi no Empretec que aprendi a enxergar claramente os meus déficits”, contou. Lindolfo Martins também colocou a busca de informações como essencial, ao lado da persistência e do comprometimento: “Ainda mais hoje, com a realidade mudando muito rapidamente, é preciso estar muito bem informado o tempo todo.”

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=f10fb2ca3dbd3610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.