quinta-feira, 10 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Saúde reforça medidas de combate ao Aedes Aegypti « Acre

13/06/2018
in Acre

O Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias da Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) segue realizando o acompanhamento dos índices de infestação das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a Dengue, Chikungunya e a Zika.

Apesar dos dados apresentarem melhoria nos casos de municípios com risco de surto, o Acre vem apresentando acréscimo no numero de municípios em situação de alerta. Em maio foram 9 municípios nesta situação.

Dos municípios que apresentaram aumento nos índices das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti estão Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Senador Guiomard. Em compensação existem municípios que não apresentam infestação, como Jordão, Marechal Thaumaturgo e Santa Rosa do Purus.

As situações mais preocupantes estão nos municípios de Brasileia, Manoel Urbano, Rodrigues Alves e Xapuri. Em virtude disto a Sesacre vem reforçando as medidas de prevenção e controle das doenças. Na última sexta-feira, 8, foi realizada uma videoconferência com a participação de representantes do Ministério da Saúde e dos municípios do Acre para decidir quais medidas serão adotadas para realizar o controle dessa situação.

Uma dessas medidas é o reforço nas atividades de controle vetorial, por meio do uso de inseticidas, visita domiciliar onde há a identificação e eliminação de locais que o mosquito possa se proliferar, além da conscientização da população.

“Esse trabalho de controle não é só da saúde, precisamos unir os esforços de todas as instituições e da população. Com a colaboração por parte de todos, poderemos reverter essa situação”, diz Marília Carvalho, gerente do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre.

Vale lembrar que a conscientização da população é extremamente necessária para o controle da doença, já que por meio de ações simples como a limpeza dos quintais pode-se evitar a proliferação do mosquito.

imagem13-06-2018-21-06-49

Todo e qualquer recipiente que possa acumular água deve ser eliminado (Foto: Júnior Aguiar)

Prevenção

Para evitar a proliferação do mosquito, é imprescindível seguir alguns passos:

 

  • Jogar no lixo todos os objetos que possam acumular água, tais como potes, latas, garrafas vazias;
  • Não deixar agua da chuva acumulada sobre a laje;
  • Encher de areia, até a borda, pratinhos de vasos de planta;
  • Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada;
  • Manter bem tampados, tonéis, barris e caixas d’água.

 


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/saude-reforca-medidas-de-combate-ao-aedes-aegypti

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.