segunda-feira, 14 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Governo inspeciona plantio de macaxeira que registrou doença rara, no Juruá « Acre

23/06/2018
in Acre

imagem23-06-2018-16-06-42

A folha lesionada desprende-se, seca e fica pendurada no ramo por um filamento branco (Foto: Cedida)

Folhas murchas se multiplicando no plantio de mandioca motivaram o agricultor Francisco Oliveira, morador do ramal Pentecostes, em Cruzeiro do Sul, a acionar equipes do governo para buscar a salvação da lavoura.

“Como nunca tinha visto nada semelhante na região, achei melhor procurar ajuda de quem entende”, disse Francisco Oliveira.

Após a solicitação do produtor, técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) e da Embrapa estiveram na propriedade do agricultor para verificar o que estaria afetando o plantio.

“Na primeira visita, o colega Aldair Pereira, da Seaprof, suspeitou que fosse um fungo e orientou que fosse aplicada calda bordalesa que funciona como fungicida e nutre a planta quando aplicada corretamente”, conta Igor Gomes, coordenador da Defesa Vegetal em Cruzeiro do Sul.

Após o uso da calda, o produtor relatou que diminuiu o efeito da doença que estava atingindo cerca de 70% da lavoura de mandioca. “O fungo em questão parece ser o Pellicularia koleroga que causa prejuízos nos cafezais”, explica Igor Gomes.

De acordo com a análise de Amauri Siviero, técnico da Embrapa, os sintomas identificados na plantação do ramal Pentecostes assemelham-se com um fungo que causa a doença conhecida como “queima do fio”, comum em plantios de café.

Assegurar a defesa vegetal dos plantios do território acreano é parte das funções do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, para garantir que produtos saudáveis e de qualidade cheguem à mesa do consumidor interno e externo.

“Por isso, sempre que um produtor identificar algo estranho em sua lavoura é importante que procure um escritório do Idaf, para que os técnicos, agrônomos possam verificar causas e evitar perdas no plantio ou infestações. Todos ganham com uma boa ação de defesa”, frisa o diretor-presidente do Instituto, Ronaldo Queiroz.

Saiba mais sobre a doença “queima do fio”

Segundo artigo publicado no site Saber na Rede, a “queima do fio” é também denominada de mal de koleroga ou mal de hilachas, causada pelo fungo Pellicularia koleroga (Koleroga noxia Donk, Corticium koleroga).

“Na parte inferior da folha é visível uma película esbranquiçada. A folha lesionada desprende-se, seca e fica pendurada no ramo por um filamento branco, que é o micélio do fungo”, detalha o artigo.

imagem23-06-2018-16-06-44

Doença rara foi identificada em plantio no ramal Pentecostes (Foto: Cedida)


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/governo-inspeciona-plantio-de-macaxeira-que-registrou-doenca-rara-no-jurua

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.