Pouco mais de 30% das consultas não são realizadas por falta do paciente
As especialidades com mais faltosos são cardiologia, neurologia, neurocirurgia e ortopedia
A cada dez consultas agendadas na CECM (Clínica Especializada Coronel Mota), de três a quatro pessoas faltam, ou seja, quase a metade. Para tentar reverter essa realidade e evitar o desperdício de vagas, a direção da unidade tem solicitado apoio do município para garantir que a população seja devidamente avisada sobre o agendamento dos procedimentos.
Os pacientes que realizam a solicitação de agendamentos de consultas e não comparecem representam pouco mais de 30% dos atendimentos não realizados. As especialidades com maior procura e maior número pacientes faltosos são a de cardiologia, neurologia, neurocirurgia e ortopedia.
A diretora geral da CECM, Ellen Aragão, ressaltou a importância do contato entre os postos de saúde e os usuários para a melhoria do atendimento na Clínica.
“Se a comunicação entre os postos e os pacientes não acontecer, o número de faltosos no Coronel Mota vai permanecer alto, prolongando a espera na marcação de consultas para quem realmente precisa”, explicou.
FALTOSOS – Se o usuário não puder ir à consulta no dia agendado, ele pode entrar em contrato com o NAP (Núcleo de Atendimento ao Paciente) pelo telefone 2121-7450, ou ir pessoalmente à CECM, antecipadamente, para informar a impossibilidade do comparecimento. Assim o Núcleo providenciará o reagendamento, podendo encaixar outro paciente na vez.
“Assim, 100% das vagas podem ser aproveitadas”, ressaltou Ellen Aragão, completando que “se a pessoa simplesmente faltar, ela terá de procurar novamente um posto de saúde para solicitar um novo agendamento, tirando a chance de que a unidade coloque outra pessoa no lugar”.