terça-feira, 15 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Idaf esclarece alteração feita em Programa de Sanidade Avícola do Acre « Acre

29/06/2018
in Acre

imagem29-06-2018-17-06-39NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) esclarece que o Decreto n° 9.160/2018, que trata do Programa da Sanidade Avícola, publicado no Diário Oficial de quarta-feira, 27, na qual o Artigo 5° diz que: “É obrigatória à vacinação contra a doença de Newcastle de todas as aves com finalidade de reprodução e poedeiras no Estado do Acre” não se aplica à produção de subsistência, mas apenas regulamenta as atividades com finalidade industrial. Portanto, não há motivos para criar pânico nos criadores de aves.

Quanto à emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), o Instituto esclarece que desde 2008 já é obrigatório, no Estado do Acre, transitar com o GTA. A finalidade dessa guia é unicamente proteger o produtor rural, pois caso apareça na região casos de aves contaminadas por Newscastle ou Influenza o Instituto terá que atuar no apoio sanitário e orientar o produtor para que não tenha prejuízos na sua criação e, tampouco, cause prejuízos à cadeia avícola do estado.

A GTA, portanto, não é um impedimento ao produtor rural, é sim um meio de garantir a sanidade animal e dar segurança aos produtores. Ela se faz fundamental para a produção de larga escala, como casos de criadores que fazem transporte de milhares de aves para finalidade comercial. Aos criadores de subsistência, tal exigência, portanto, não se aplica.

O Instituto esclarece que aves de reprodução são as que estão em granjas matrizeiras e não há granjas deste tipo na região. Há apenas granjas do tipo incubadoras e nessas unidades os animais já saem vacinados, como se preconiza nas ações de sanidade, não havendo, portanto impedimentos para a comercialização.

Por fim, o Idaf ressalta que o Governo do Acre tem atuado como um parceiro de pequenos, médios e grandes produtores do estado por reconhecer a importância do setor na geração de renda e emprego. Mais uma vez, frisa que o Instituto atua como um órgão de apoio às cadeias produtivas animais e vegetais e, em hipótese alguma, criará meios de prejudicar quaisquer trabalhadores que atuem dentro da legalidade, respeitando o que preconizam as ações de sanitárias sejam elas animais ou vegetais.

 

Rio Branco, Acre – 29 de junho de 2018.

 

Ronaldo Queiroz

Diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre


thumb_up













Fonte: www.agencia.ac.gov.br/idaf-esclarece-alteracao-feita-em-programa-de-sanidade-avicola-do-acre

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.