Existe um tempo para ficar desesperado! De uma forma selvagem use cada grama da sua energia e da sua força para escapar! Fazer, violentamente, qualquer coisa para escapar do perigo! Imagina um afogamento e o desejo que ele cria para se chegar à superfície! Se você concordou com uma tola operação financeira, você deve se desesperar em sair dela antes que surja o problema. Foi por isso que Salomão advertiu o seu filho contra garantir empréstimos (Pv 6:1-5).
A gazela é uma pequena espécie de veado, vivendo em algumas partes da Europa e da Ásia. Tem patas leves, pula e corre com bastante rapidez quando assustada por um caçador. Ela é capaz de fugir antes que o caçador possa lhe atirar uma flecha. Até caçadores com armas de fogo têm muita dificuldade de matar uma dessas gazelas. Elas conseguem escapar até mesmo de muitos felinos furtivos e rápidos.
Pássaros não gostam de ser aprisionados nas redes dos caçadores. Eles se debaterão desesperados, usando cada grama de energia e força que têm, para se livrar da rede. Seus movimentos desesperados, causado pelo medo intenso e instintivo, são quase doloridos ao olhar, pois o pássaro pode parecer que praticamente ele se vira de dentro para fora de si em seu esforço de reconquistar sua liberdade.
Leitor, você está ouvindo? O Pregador está prendendo a sua atenção? Salomão advertiu seu filho a respeito de comprometimentos financeiros, especialmente aqueles de garantir empréstimos. Ser filho do rei traz tentações financeiras, pois seus amigos o pediriam para garantir empréstimos e obrigações. Sendo rico, ele poderia facilmente concordar com tais coisas e ser o garantidor.
Mas a sabedoria faz um alerta contra tolos riscos financeiros (Pv 22:26-27)! Alerta contra contrair dívidas (Pv 22:7), avisa que as riquezas são temporais (Pv 27:24)! Alerta contra responsabilidades contingentes (Pv 22:3). Homens sábios mantém as suas vidas tão simples quanto possível com o menor risco. Se você está em uma situação financeira negativa ou arriscada, seja como a gazela ou o pássaro. Se livre dela! Agora!
Esta regra se aplica também a outros pecados. Desejos emocionais ou físicos por alguém com quem você não pode se casar leva à fornicação. Alguns pecados você consegue resistir, mas este pecado é só derrotado com a fuga (Pv 4:15; 5:8; IITm 2:22). Fique desesperado! José agiu como a gazela ou o pássaro, quando a mulher de Potifar se agarrou a ele e rogou que ele dormisse com ela (Gn 39:12). As realizações de Sansão teriam sido muito maiores se ele tivesse agido como uma gazela ou um pássaro desesperado! Ele hesitou e Dalila venceu!
Você está desesperado para obedecer a Deus? Davi se apressou a guardar os seus mandamentos (Sl 119:60). Abraão levantou de madrugada para obedecer a um pedido difícil (Gn 22:1-3). No reino do céu a entrada é pela força – zelo desesperado de moldar a sua vida à de Jesus Cristo (Mt 11:12). Você deve se esforçar para atravessar o portão estreito (Lc 13:24; Lc 16:16). Operamos a nossa salvação com temor e tremor (Fp 2:12)! Sabe o que você tem que fazer hoje? Agora mesmo?