Reunião realizada nesta quarta-feira (4) na sede da ABC, em Brasília, poderá resultar em parcerias para alavancar projetos voltados para as áreas social e de sustentabilidade, que beneficiarão agricultores familiares mato-grossenses.
De acordo com o presidente da Empaer/MT, Cândido dos Santos Rosa Júnior, que estava acompanhado de dois extensionistas da Empresa e do coordenador-Geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos da Agência Internacional de Cooperação (ABC), Wófsi Yuri de Souza, o encontro foi satisfatório para todos. Eles receberam o auxílio por meio do Acordo de Cooperação já existente entre a Asbraer e a ABC.
“As perspectivas são muito boas, porque a Empaer chega com projetos substanciais e, com isso, podermos dar agilidade na busca do aporte internacional, objetivo da demanda desta reunião. Além do mais, a disposição de envolver, logo nesse primeiro momento, a assessoria internacional do Estado e outros agentes facilitará o nosso trabalho, porque atuamos sempre no diálogo com as representações estaduais”, avaliou Wófsi Yuri de Souza.
Com o auxílio de dois técnicos de sua coordenação, entre eles o analista de projetos Marcelo Silva, o coordenador-geral explicou ao presidente Cândido quais etapas terão de ser realizadas para que a busca de parceiros seja bem-sucedida.
“Saio desta reunião muito animado, porque algumas das etapas do que deveremos fazer já estão prontas. A Empaer tem vários projetos consistentes e prontos para serem levados aos parceiros que a ABC já trabalha e outros que ela está catalogando. Temos uma assessoria internacional bastante ativa no Estado, e tenho certeza que com isso vamos encurtar os obstáculos que temos de vencer para alcançar o nosso objetivo”, assegurou Cândido dos Santos.
O presidente da Empaer se colocou à disposição para trabalhar em parceria com a ABC, oferecendo a expertise de sua equipe e sua própria em consultorias que a Agência necessitar, no que se refere à agricultura familiar e assistência técnica e extensão rural.
“Entendo que já somos parceiros e o que vi aqui foi uma equipe com largo conhecimento e relacionamento internacional para alavancar projetos para todos os estados brasileiros. Então, quero que a Empaer possa somar e auxiliar na sua área o que for necessário. Coloquei-me à disposição do coordenador-geral “, finalizou.
O presidente da Asbraer, Luiz Hessmann, colocou a Associação à disposição da associada mato-grossense. “Nosso acordo de cooperação com a ABC está a serviço das nossas Emateres. Com ele, tenho certeza, essa demanda será agilizada e teremos bons motivos para comemorar”, observou.