terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Pesquisadores de SP avaliam eficiência do adubo verde em pré-cultivo | São Paulo

05/07/2018
in São Paulo

Uma pesquisa de quase duas décadas sobre adubação verde em pré-cultivo e intercalar a cana-de-açúcar, conduzida pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), aponta resultados animadores para o setor. O órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado iniciou o estudo há mais de 18 anos, coordenada por Edmilson Ambrosano, no Polo Regional de Piracicaba.

De acordo com as análises, a prática é rentável ao agricultor por aumentar em cerca de 160% a lucratividade do plantio quando se utiliza a crotalária-júncea como adubo verde em pré-cultivo, além de melhorar várias características do solo.

“Quando se usa somente adubo químico, os aumentos na lucratividade não ultrapassam 20%. Contudo, ao usarmos crotalária-júncea mais adubo mineral, os ganhos econômicos podem chegar a 200%. Se utilizarmos apenas a crotalária, a produtividade aumenta em 156%. E quando se utiliza a soja como adubo, o aumento é de apenas 123%”, afirma Edmilson Ambrosano.

Vale destacar que, segundo especialistas, a crotalária-júncea consiste em uma leguminosa anual de primavera-verão, de crescimento muito rápido, bastante empregada na implantação e renovação de canaviais.

Aprovação

A técnica já está em execução e foi aprovada por Regina Gomes, produtora de Barretos, no interior paulista. “É ótima, mesmo existindo um custo para plantar”, avalia a agricultora. “Plantamos a crotalária-júncea. Quando ela começa a soltar seus pendões, a gradeamos e incorporamos à terra. Então, a terra fica mais ‘gorda’, como costumamos dizer”, explica Regina Gomes, que utiliza a técnica para plantar jiló, mandioca, pimenta e laranja.

No cultivo da produtora de Barretos, a adubação dura cerca de oito meses, reciclando nutrientes no solo e trazendo sais minerais para a superfície. “As plantas cultivadas no solo com adubação verde produzem mais e seus frutos são mais belos”, explica.

Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/pesquisadores-de-sp-avaliam-eficiencia-do-adubo-verde-em-pre-cultivo

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.