quarta-feira, 10 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Artesanato gera em rodada mais de US$ 340 mil em negócios

10/07/2018
in Brasil

A Rodada Internacional de Negócios do Artesanato Brasileiro, realizada durante a 19ª Fenearte, que ocorreu nos dias 2 e 3 de julho em Recife (PE), gerou US$ 349,9 mil em negócios para os próximos 12 meses. Essa movimentação comercial decorre da realização de 196 encontros de negócios entre oito compradores dos Estados Unidos, Itália, Alemanha e do Japão, com 49 unidades produtivas, sendo 20 de Pernambuco e as demais do Acre, Alagoas, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e de Tocantins. 

 

O evento, que foi promovido em parceria entre o Sebrae, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), buscou estimular o comércio exterior, fomentar o consumo de produtos brasileiros e fortalecer marcas de pequenos negócios nacionais. “Trouxemos, com o advento da Fenearte, um ação inédita no Brasil para o segmento de artesanato, com essa parceria”, afirmou Anny Santos, especialista em mercado do Sebrae. 

 

Os compradores internacionais viram a qualidade, o valor e a exclusividade do artesanato brasileiro, por sua diversidade, inovação, qualidade dos produtos e capacidade de transformar um território por meio do trabalho realizado. “São capazes de solidificar um destino turístico por meio da experiência vivenciada pelo artesanato”, afirma a analista do Sebrae, Durcelice Mascene.

 

Arte para o mundo

 

Para Beto Kelner, empreendedor pernambucano que participou da Rodada Internacional de Negócios, esta foi uma oportunidade para mostrar os produtos de sua marca, a Gatos de Rua, a compradores internacionais. “O conhecimento adquirido, o contato, a opinião de cada um deles é uma forma de aprender e mostrar o nosso trabalho”, explica Kelner, observando que o primeiro contato é mais para relacionamento. “Em outras experiências que tive também foi assim. O lado comercial não é imediato, mas tive impactos a curto e longo prazo”, comenta.

 

Os artesãos que participaram da Rodada Internacional já são assistidos pelo Sebrae há algum tempo, então apresentam qualidade técnica e nível de produto altos. “Para exportar, o Brasil enfrenta uma série de dificuldades,  diferente de outros segmentos”, ressalta Anny. Segundo ela, exportar artesanato é diferente, pelo valor de mercado mais elevado, já que se trata de produto, por definição, exclusivo. “Nos deparamos com barreiras logísticas e tributárias, desafios que precisam ser vencidos para que o produto seja visto lá fora”, afirma.

 

 

A analista do Sebrae em Pernambuco, Margarida Collier, explica que a instituição preparou os artesãos para a negociação internacional: “O Sebrae assumiu a responsabilidade de capacitar os empreendedores e fizemos isso com um especialista em comércio exterior, o que foi o grande diferencial”. Apostamos na capacidade dos artesãos de se prepararem para exportar e na qualidade de seus produtos”, conclui.

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=aed2f03e7f484610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.