quarta-feira, 9 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Doença psicossomática é o terceiro motivo que mais afasta pessoas do trabalho

30/08/2018
in Redação SP

Ginástica do Cérebro ajuda no combate ao estresse

O estresse é o terceiro motivo que mais provoca afastamento do trabalho por mais de 15 dias atualmente. Segundo a Previdência Social, no ranking de doenças que mais afastam os trabalhadores das atividades, o problema só perde para traumas provocados por acidentes e pelas Dorts, doenças por esforço repetitivo.

Não é mais vista como uma simples reclamação dormir à noite toda e acordar com a sensação que não descansou. E nem é incomum ouvir que a pessoa anda se sentindo mal, fadigada, sensação de dores no corpo, vai ao médico, faz exames e não aparece nada nos resultados, tudo parece “normal”. Acontece que o problema está sendo levado ao profissional errado. O médico de fato só vai atestar doenças que já estão instauradas e essas queixas citadas acima são especialmente importantes de levar em terapeutas como psicólogos e para acupunturistas que vão ajudar a minimizar os efeitos dessa doença silenciosa.

Com todo esse quadro é necessário que seja dada mais atenção ao funcionamento cerebral. Especialmente porque é nesse órgão que se processam nossos agravos emocionais, e eles são os gatilhos que despertam para esse problema que hoje tem sido tão comum.

Nadia Benitez, CEO da Ginástica do Cérebro alerta: “O estresse até um certo nível é bom, porque o processo nos leva a agir, tomar decisão, contudo, quando esse nível passa do limite, e tem uma carga de constância significativa, acaba sendo perigoso, pois essa condição vem à tona por estímulos percebidos como ameaças e associado a liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina, que agem diretamente no cérebro. Sendo muito recorrente e enfrentado de forma inadequada, pode causar depressão, síndrome de burnout, fobia e outros transtornos do humor e de ansiedade”.

É muito importante lembrar que é necessário cuidar do cérebro utilizando-se de escapes como atividades físicas, alimentação equilibrada, lazer com a família ou amigos e de forma mais profissional com cursos que auxiliam a melhorar todo o sistema límbico e cognitivo, como a Ginástica do Cérebro. Pois esse tipo de atividade visa prevenir ou afastar problemas e nos capacitar a gerar novas sinapses para o cérebro. Desta forma, a pessoa consegue encontrar estabilidade emocional e melhorar a reserva cognitiva saudável para os momentos de maior dificuldade e pressão que naturalmente vão acontecer em várias ocasiões da vida.

Contudo, é necessário que a própria pessoa entenda que ela mesma precisa se olhar mais e perceber que há algo de errado e que essas sensações não são “normais”, pois cada vez que fugir de resolver um problema tão sério, isso de fato pode tornar a vida da pessoa um caos. Não pense que esse tipo de cuidado não é para você, na verdade é para todos. Qualquer pessoa que se preocupa com a própria saúde cerebral e que deseja atingir outros patamares de desenvolvimento em sua vida pessoal e profissional, precisa cuidar do cérebro.

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.