O seu coração e a sua mente raramente descansam. Eles estão considerando e planejando o bem ou o mal. É um terrível erro planejar o mal, mas Deus dará misericórdia e verdade para aqueles que planejam o bem. Planejar a perversidade traz, sobre si, o ódio dos homens (Pv 14:17; 24:8), e o julgamento de Deus (Pv 24:9; Gn 6:5-7). Escolha este dia para dedicar o seu coração e a sua mente para planejar aquilo que é bom.
O SENHOR é contra os praticantes do mal, e o SENHOR recompensa aqueles que praticam o bem (Pv 12:2; Ez 18:4; IPe 3:10-12). Haverá recompensa para os dois – o pecador será julgado, e o justo recompensado (Pv 11:31; 13:21; 26:10; 28:10; Sl 37:9).
Mas até pensar a respeito do mal é pecado. Pois o desejo é igual ao ato, faltando apenas a oportunidade. O Pregador disse, “O pensamento do tolo é pecado.” (Pv 24:9). Jesus condenou o pensamento em desejar outra mulher, como sendo adultério (Mt 5:28). Não se esqueça desta lição séria. Fantasias do pecado é errado; pensamentos maus são errados; imaginar o mal é errado.
O Senhor vê os pensamentos de cada coração e, como consequência, recompensa os homens adequadamente (Jr 17:10; Hb 4:12-13). O fato que você não cometeu o pecado não é suficientemente bom – planejá-lo em seu coração é tão mal quanto diante do SENHOR. Ele o julgará; é um erro tolo pensar que você pode planejar a maldade e proteger a si mesmo por não executá-la.
Mais de quarenta judeus morreram de sede e de fome, por jurarem que não comeriam nem beberiam até que tivessem matado a Paulo (At 23:12)! Hamã planejou a destruição de todos os judeus por causa do seu grande ódio por Mordecai, mas ele morreu no próprio cadafalso construído por ele (Et 7:10).
Os escribas e fariseus foram embora envergonhados depois de trazerem uma adúltera a Jesus para pegá-lo numa cilada (Jo 8:1-11). E os efeminados pregadores dos nossos dias perigosos terão seus artifícios corruptos expostos como efervescência infrutífera e vãs baboseiras (IITm 3:6-9).
Abraão planejou o bem ao enviar o seu servo para encontrar uma mulher temente a Deus para Isaque, que facilmente encontrou Rebeca pelas bênçãos de misericórdia e de verdade de Deus sobre Abraão (Gn 24:27). Davi planejou o bem ao desejar construir uma casa para Deus; e, apesar de Salomão a ter construído, Deus deu grandes promessas de misericórdia e verdade a Davi (IISm 7:1-19; 23:1-5).
Misericórdia e verdade são bênçãos maravilhosas, especialmente quando se encontram. “A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.” (Sl 85:10). Esta é a promessa para aqueles que projetam o bem – que planejam, organizam, e desenham o bem em suas vidas e através das suas vidas. Quem pode resistir a tal oferta? Tudo que você tem que fazer é determinar em seu coração e em seus planos direcionado para o bem – coisas sábias e espirituais, e você receberá a recompensa.
Leitor, como você recebe a pregação das Santas Escrituras de Deus? Você planeja em seu coração manter o seu pecado? Adiar o arrependimento e a conversão? Você se endurece contra a repreensão do ministro e do Espírito? Você não escapará! Você erra fatalmente e você será julgado severamente, como àquele a quem muito foi dado.
Leitor cristão, se você planeja em seu coração aceitar a correção e a repreensão da pregação, e tem a intenção de botá-la em prática imediata e completamente, faça isto, hoje! Deus o abençoará com misericórdia e verdade, e a graça de Cristo em sua vida (Tg 1:25). Escolha, a partir de hoje, governar os seus pensamentos, planos e decidir praticar só o bem.