Se você pensa que desejos e fantasias do seu coração são seus, você está terrivelmente equivocado. Seus pensamentos secretos são totalmente conhecidos do santo Deus celestial em cada aspecto e detalhe (Sl 44:21). Seu coração e mente são um livro aberto para Ele. Nenhum montante de engano ou hipocrisia pode disfarçá-lo. Como Salomão escreveu anteriormente, os olhos do Senhor vêm todas as coisas em todos os lugares (Pv 15:3). E Ele trará à luz cada uma delas a juízo num dia que não está longe (Ec 12:14; Rm 2:16; ICo 4:5; Ap 2:23).
O grande e terrível Deus celestial tem visto cada pensamento do seu coração. Porque você deveria temer os homens, que não podem fazer nada contra você, mas não temer a Deus que pode lançar o seu corpo e a sua alma no inferno (Lc 12:4-5)? De que forma os simples pensamentos dos outros altera a sua conduta, mas a temível implicação de que Deus conhece cada desejo do seu coração não altera em nada a sua conduta? Um olhar de ira do rosto Dele excederá infinitamente mais qualquer olhar de raiva dos homens (Ap 20:11).
O onisciente Deus conhece os pequenos detalhes do inferno e da destruição (Jó 26:6), mas Ele conhece, mais ainda, as intenções do seu coração. Não há nenhum aspecto de destruição na terra, deterioração dos mortos nas sepulturas, ou tormento de uma alma no inferno que o Senhor da criação não saiba ou compreende totalmente. Ele lhe conhece perfeitamente! Não engane a si mesmo pensando que Deus não ouve nem vê (Sl 97:7-9). Ele lhe vê nú e desnudado!
Quão vasta é a região dos mortos? Quantos bilhões são atormentados ali? Quantos corpos estão corrompendo a terra, mas Deus não perdeu uma única célula de todos eles, pois Ele os ressuscitará para se apresentarem diante Dele (Jo 5:28-29; At 24:15). Você está impressionado com o infinito conhecimento Dele? Ele conhece o seu coração ainda mais do que isto! Você responderá por cada pensamento ao Senhor Jesus Cristo, Quem tem as chaves do inferno e da morte (Ap 1:17,18).
Davi certa vez falou a respeito de se esconder no céu ou no inferno, mas ele sabia que Deus estaria nos dois lugares, conhecendo cada pensamento do seu coração, cada palavra da sua língua e cada movimento do seu corpo (Sl 139:1-13). Todas as coisas, cada pensamento e intenção do seu coração, são desnudados e revelados aos olhos do Senhor Jesus Cristo (Hb 3:12-14). Mesmo que você não possa conhecer a maldade do seu próprio coração, Ele a conhece perfeitamente (Jr 17:9-10).
Adão e Eva se esconderam entre as árvores do Éden, mas o SENHOR Deus os encontrou e os julgou severamente (Gn 3:7-12). Caim tentou esconder o assassinato de Abel, mas o SENHOR Deus ouviu o sangue de Abel clamar por vingança (Gn 4:8-12). O Senhor Jesus Cristo conhecia cada detalhe do planejamento de Judas a respeito da sua traição por umas abomináveis peças de prata (Jo 6:64). E as belas palavras de Ananias e Safira não conseguiu salvá-los das mãos do Senhor (At 5:1-11).
Apesar dos fariseus, orgulhosos hipócritas religiosos que mediam a si mesmo pela aparência externa, guardarem dentro de si mesmos o ódio que sentiam por Jesus, Ele conhecia cada um dos pensamentos deles quando tratava com eles (Mt 9:4; 12:25; Lc 7:39-40). Como você, leitor, pode ter pensamentos secretos desconhecidos dos outros, mas Ele os conhece perfeitamente (Sl 44:21). Ele não os considera insignificantes, pois até mesmo o pensamento de tolices é pecado (Pv 24:9).
Quem sempre vence o debate consigo mesmo? Você! Quando você permite que uma fantasia ou pensamento secreto entre em sua mente. Você pode se convencer que isso é permissível ou que você vai escapar, porque você não está expondo a questão a ninguém senão a si mesmo. Entretanto, Deus já viu a sua imaginação e a condenou, não importa o quão alto você considera a sua ideia (Pv 16:2; 21:2). Isto se aplica especialmente às fantasias sexuais que você desesperadamente procura esconder (Pv 5:19-23).
Se em algum tempo você foi convencido de que alguém necessitava de ajuda, ou se em algum tempo você foi convencido em praticar alguma coisa boa, e você se desculpou por não fazê-lo, o Juiz da terra enxergou a perversa discussão que se travava em seu coração e que o levou a negligenciar o seu dever, Ele retribuirá com a divina vingança (Pv 24:11-12; Tg 4:17). Você foi avisado. Não discuta dentro de você qualquer aprovação de pecado seja por comissão ou por omissão. Não minta para si mesmo!
Leitor, a lição não é difícil! Mas a aplicação é! Seu coração, o mundo e o diabo querem que você esqueça a onisciência do Deus santo. Humilhe-se neste momento e arrependa-se de cada pensamento que você cultivou em seu coração que seja contrário a Deus e à Sua palavra. Se você não fizer isso, o Juiz do céu e da terra, o Qual conhece mais o seu coração do que Seu próprio conhecimento perfeito do inferno e da morte, o considerará responsável por cada um deles.
Leitor, você treme diante do Deus celestial e da Sua palavra (Is 66:2; Hb 12:28-29)? Seja confortado com o apelo desesperado de Pedro a Jesus Cristo após a Sua ressureição: “Senhor, tu sabes todas as coisas, tu sabes que eu te amo.” (John 21:17). E é tão verdadeiro que o onisciente Deus celestial conhece os seus bons pensamentos e intenções assim como as más. Mas Ele apagou o segundo e santificou o primeiro! Glória!