A saúde pública em Rondônia tem registrado diversos avanços, e dois bons exemplos estão na cidade de Cacoal: o Hospital Regional (HRC) e o Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro).
O Hospital Regional, inaugurado em 2010, dispõe de 174 leitos, divididos entre clínica médica (32 leitos), clínica cirúrgica (37), clínica ortopédica (41) e pediatria (40). Além disso, o HRC conta com 18 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e seis leitos de UTI pediátrica.
Além dos 174 leitos para internação de pacientes, o hospital realiza consultas ambulatoriais. Dos 99 profissionais do quadro, 35 são médicos de diversas especialidades que realizam consultas ambulatoriais. Por dia, até 18 médicos atendem em seus consultórios. Em 2015, foram realizadas 31.647 consultas, uma média de 2.637 consultas por mês.
Para ser consultado por um médico especialista no HRC, o paciente precisa ter o encaminhamento das Secretarias Municipais de Saúde, responsável pelo agendamento, através dos postos de saúde.
“O Hospital Regional de Cacoal é considerado um hospital de portas fechadas, ou seja, se uma pessoa sente um mal estar, uma dor de cabeça, primeiro deve procurar um posto de saúde. Caso o profissional do posto avalie que esta pessoa precisa de um médico especialista, aí é feito o encaminhamento para o Hospital Regional, que oferece o atendimento necessário”, explicou o diretor do Complexo Hospitalar de Cacoal, Marco Aurélio Vasques.
Para suprir a carência do serviço de urgência e emergência de Cacoal, o governo estadual inaugurou no dia 11 de dezembro o Heuro. Pacientes vítimas de acidentes de trânsito, ou que apresentem sintomas que necessitam de urgência no atendimento, são encaminhadas diretamente ao novo hospital, que conta com 110 leitos, dos quais 20 de urgência, 30 de clínica médica, 35 de clínica cirúrgica e 25 de urgência oncológica. O pronto-socorro tem também uma sala vermelha com quatro leitos: cinco para cuidados intermediários e 11 de observação. O Heuro dispõe ainda de três salas cirúrgicas.
“A saúde sempre vai precisar de melhorias, mas estamos avançando. Cacoal recebe pacientes de mais de 30 municípios. Nos tornamos um polo de saúde para todo o estado, e temos trabalhado constantemente para otimizar e ampliar os serviços oferecidos”, destacou o diretor.
Um novo avanço é a implantação da Unidades de Terapia Intensiva no Heuro. Ao todo serão investidos R$ 3 milhões para implantação de 10 leitos de UTI.
Fonte: SECOM