sábado, 5 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Argentina declara estado emergência para combater crime organizado e tráfico

20/01/2016
in Mundo

argentina-declara-estado-emergencia-para-combater-crime-organizado-e-trafico540x304_18204aicitono_1a9ferg90cj1qgpukq1pqr1cq1a

O governo da Argentina declarou nesta terça-feira estado de emergência de segurança pública em todo país pelo prazo de 1 ano para “reverter a situação de perigo coletivo criada pelo crime organizado e o narcotráfico”.

Segundo comunicado divulgado pela presidência do país, o decreto estabelece a “aprovação de regras de proteção aeroespacial”, que serão aplicadas pelas Forças Armadas, “orientadas a identificar, advertir, intimidar e fazer uso da força (como último recurso) a vetores invasores no espaço aéreo”.

“Serão declaradas como hostis aquelas aeronaves que possam perturbar, pôr em risco, ou causar prejuízos ao território nacional”, indica o comunicado da presidência.

A medida, que poderá ser prorrogada depois do prazo que estabelece o decreto, “vai em sintonia com as metas essenciais” determinadas pelo novo presidente do país, Mauricio Macri, de “lutar contra o narcotráfico e outros tipos de crimes graves”.

O governo deixará sob responsabilidade dos ministérios de Segurança, de Defesa e de Transporte a tarefa de “reforçar os mecanismos de segurança em todos os meios de transporte aéreo”.

Além disso, o decreto determina a “aquisição do material indispensável para aumentar a vigilância da fronteira fluvial, dos portos, e dos espaços marítimos de jurisdição nacional”.

Outra novidade é a criação do Gabinete de Segurança Humana, que terá como função a “coordenação das tarefas dos diferentes ministérios em relação ao estado de emergência”.

O decreto também autoriza o Ministério de Segurança a “convocar funcionários aposentados da Polícia Federal, Gendarmaria (polícia militarizada) e Polícia Aeroportuária, desde que não tenham sido condenados por crimes contra a humanidade, não respondam a processos judiciais ou tenham sido punidos disciplinarmente”.

Fonte:EFE

Tags: Argentinatráfico

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.