Um direcionamento consistente de justiça manterá um homem confiável, e ele não tropeçará na vida. Mas rejeitar a instrução e a sabedoria, e escolher o seu próprio caminho, levará o homem à problemas e dor; e essa rebelião perversa será revelada aos outros.
O provérbio irmão deste declara, “O que anda em integridade será salvo, mas o perverso em seus caminhos cairá logo.” (Pv 28:18) Uma pequena variação no fraseado ajuda a completar o sentido do aviso. O homem reto estará seguro de problemas em sua vida, mas o homem perverso certamente e rapidamente cairá em dificuldades.
O nosso provérbio acrescenta que a hipocrisia secreta e a rebelião oculta serão descobertas e revelada a todos os homens de bem. Zofar instruiu Jó a respeito dos hipócritas afirmando, “Então, respondeu Zofar, o naamatita: Visto que os meus pensamentos me impõem resposta, eu me apresso. Eu ouvi a repreensão, que me envergonha, mas o meu espírito me obriga a responder segundo o meu entendimento. Porventura, não sabes tu que desde todos os tempos, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios, momentânea? Ainda que a sua presunção remonte aos céus, e a sua cabeça atinja as nuvens, como o seu próprio esterco, apodrecerá para sempre; e os que o conheceram dirão: Onde está” (Jó 20:4-7)? Judas e Ananias perverteram o caminho do Senhor e a sentença deles é bem conhecida.
Um homem sincero e fiel, que anda em justiça diante de Deus e dos homens, estará tranquilo com a sua consciência, desfrutando das bênçãos de Deus e protegido das dificuldades (Pv 28:1; Is 33:15-16). Ele está voltado com um só propósito e não tem medo de ser descoberto, pois ele nunca praticou o engano ou a hipocrisia. Ele não teme os demônios nem os homens perversos, pois Jesus Cristo é o seu ajudador e o céu é o seu lar. Ele não terá medo do futuro, pois o seu coração e os seus passos são fixados na palavra de Deus. Ele sabe que Deus está com ele, independente do que os homens possam pensar. Ele sabe que as dificuldades dos demais homens não o derrotarão nem o destruirão. Ele está tranquilo e seguro.
Mas o homem que escolhe o pecado e perverte os caminhos da justiça cairá logo, e todos os homens conhecerão a sua perversidade secreta. Desobedecer é ser verdadeiramente perverso, pois isto é corrupção e rebelião contra a sabedoria de Deus. Perversidade é a palavra que Deus usa para desobediência, e assim, devemos respeitar a seriedade dela (Jó 33:27).
O pecado traz as suas consequências e o hipócrita não consegue esconder o seu perverso coração e a sua vida particular durante muito tempo. Ele cairá logo, e todos os homens de bem verão as suas práticas perversas (Pv 26:24-26). Nobres santos até orarão para que ele seja exposto (Sl 144:7-8,11).
Mesmo que acredite que conseguiu esconder bem o seu pecado, o Senhor vê cada motivo do seu coração e cada um dos seus atos ocultos. Se ele chegar à sepultura sem que as suas pretensas mentiras não tenham sido reveladas, isso aparecerá na sua família e/ou no grande Dia do Juízo (Ec 12:14; Lc 12:1-5).
Homens íntegros serão recomendados, mas os perversos serão desprezados (Pv 12:8). Homens íntegros temem ao Senhor, mas os homens perversos O desprezam (Pv 14:2). Assim, é melhor ser um homem íntegro pobre do que um homem rico perverso (Pv 28:6).
O homem que anda com o Senhor Jesus Cristo é o mais certo de todos eles (Hb 13:5-6). Ele está satisfeito e confiante, e o Senhor estará com ele quando todos os outros homens o desertarem (IITm 4:16-18). Paulo não estava envergonhado da sua vida desprezada, pois ele sabia em Quem ele tinha crido (IITm 1:12). Leitor, você está andando seguro com o Senhor neste dia?