O objetivo de se tornar um homem de negócios cristão bem sucedido é uma desilusão saída do inferno. É confiar na sua própria sabedoria ao invés da sabedoria de Deus. Ao invés disso, faça do seu objetivo o ser um cristão bem sucedido! Se Deus abençoar o lado comercial da sua vida, bem; se não, você será bem sucedido assim mesmo. O verdadeiro sucesso é a piedade com contentamento, não importando o ganho (ITm 6:6).
Porque trabalhar para ser rico? Salomão condenou tal objetivo devido à natureza temporal da riqueza – dinheiro voa longe (Pv 23:5). A adversidade a reduz; ladrões a roubam; bocas a devoram; governos a sobretaxam; a decomposição a consome; e tolos a desperdiçam. Em Eclesiastes encontramos detalhes de que forma a riqueza desaparece de seus donos. Correr atrás da riqueza é vaidade e aflição de espírito!
Mas existem outras razões para que a busca da riqueza seja tolice. Você não trouxe nada para este mundo, e você não vai levar nada dele; porque amontoar bens para os tribunais testamentários distribuírem (ITm 6:7-8)? Riquezas não satisfazem – quanto mais você tiver, mais ainda você vai querer (Ec 5:10). Riquezas também nos tiram a paz, pois você precisa se preocupar em como guardá-lo (Ec 5:12).
Abandone a sua própria sabedoria! A sua sabedoria diz que você pode resolver os problemas com a riqueza. Ela diz que você não nasceu com as mesmas tentações dos outros homens. Ela diz que você viverá por muito tempo. Ela diz que você pode guardar a riqueza sem nenhuma preocupação. Ela dia que o dinheiro lhe fará feliz. Mas o pior aspecto ainda está por vir – a busca da riqueza destrói a alma!
Sucesso financeiro – riquezas ou fortunas – como um objetivo é muito perigoso e enganador. Paulo advertiu, “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (ITm 6:9). Leia as palavras sóbrias dele e estremeça diante desse sério aviso. Qual é a causa? Desejar ser rico!
Ele acrescentou, “Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (ITm 6:10). A busca da riqueza destrói a fé. Determine o seu objetivo como o de se tornar um cristão bem sucedido! Esqueça o lado comercial do negócio! O dinheiro não é o problema – o problema é o amor pelo dinheiro!
Se a riqueza é o seu objetivo, seu coração seguirá nessa direção (Mt 6:19-21). A cobiça lhe consumirá. Você esfriará em relação a Deus e ao céu; você sacrificará a piedade em troca de ganhos econômicos. Suas prioridades serão distorcidas. Você deixará a Cristo, como aquele jovem governador.
A sua sabedoria mente! Você não pode servir a Deus e as riquezas; (Mt 6:24) um homem de mente indecisa é totalmente instável (Tg 1:8). As riquezas não lhe farão feliz (Lc 12:15). Faça de Cristo o seu único objetivo (Cl 3:1-4). Sê contente com Ele e com qualquer coisa que você tiver (Hb 13:5-6).