O jogador do Barcelona, Neymar, e o pai dele foram condenados nesta quarta-feira pela Justiça e deverão pagar, juntos, R$ 460 mil para a Receita Federal. A penalidade foi aplicada devido à sonegação fiscal praticada entre 2007 e 2008, período em que o atleta ainda defendia o Santos. Os advogados dos dois avisaram que vão recorrer da decisão.
Segundo o site Uol Esportes, os valores já foram depositados em uma conta extrajudicial, ainda em 2012, quando pai e filho foram atuados pela Receita Federal. No entanto, em 2014, os dois entraram na Justiça para anular a cobrança e exigir o reembolso. No último dia 15, porém, foi reconhecida a dívida do imposto e da multa, e o pedido foi negado.
Para a Justiça, Neymar deveria ter pagado imposto muito superior ao cobrado, devido aos direitos de imagem recebidos como atleta dos Santos. O jogador ainda enfrenta outro processo relativo à sonegação, referente aos anos de 2011 e 2013, que circula também na receita espanhola, pois envolve a transferência para o Barcelona.
Fonte: O tempo