Na tarde de ontem, 16, em Ariquemes e sob a presidência do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa e a presença do subcomandante geral coronel Rildo Flores, prefeitos e autoridades locais, o capitão PM Robinson Brancalhão da Silva assumiu o cargo de comandante do sétimo Batalhão de Polícia Militar, em substituição ao tenente coronel PM Alexandre Faria Gonzaga. O coronel Ronaldo justificou a passagem de Comando, dada adequação na estrutura da Polícia Militar e a criação do Comando Regional de Policiamento IV e uma maior atenção do tenente coronel PM Faria ao CRP IV que tem sob sua responsabilidade o 7º BPM, em Ariquemes, 8º BPM em Jaru e a Companhia PM de Buritis.
Novo comandante
O oficial PM que ingressou como soldado da Polícia Militar em 2002 e em 2006 passou no Concurso para Oficial PM é formado em Direito e Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública é especialista em Polícia Judiciária Militar, Operações Rurais e de Fronteira. É professor na área jurídica dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamentos da Instituição. Atualmente é pesquisador e mestrando do Centro de Ciências Exatas e da Terra da Universidade Federal de Rondônia, no programa de pós-graduação Stricto Senso em Geografia, fazendo parte do Grupo de Pesquisa, GepCultura, estudando os espaços e ambiente e sua relação com o crime.
Passou
O tenente coronel PM Alexandre Faria que deixou o cargo e assumiu o Comando Regional de Policiamento IV, está há 23 anos na região do 7º Batalhão. Ele trabalhou em todas as funções desde aspirante a oficial PM ao atual posto. Segundo ele, foram reduzidos, na região, os índices criminais e elevação da produtividade, o reconhecimento da sociedade e reconstrução de laços com os demais órgãos como Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Civil, Rodoviária, Federal e Sejus. “Aos policiais militares os mais sinceros agradecimentos deste comando”, finalizou.
Promoção
Na mesma solenidade foram promovidos a cabo PM oito soldados policiais militares. O comandante geral disse que a Corporação está sempre ampliando os conhecimentos de seus integrantes com objetivo de um aprimoramento na conduta das abordagens e rapidez no atendimento da sociedade. Hoje, segundo ele, temos 2.300 policiais militares em diversos cursos de aperfeiçoamento, desde oficiais administrativos, sargentos a cabo PM.
Segundo ele, embora alguns estados estejam com alto índices de criminalidade, em especial homicídios por grupo de cem mil habitantes, Rondônia está na contramão desta realidade brasileira, foram reduzidos os crimes de homicídios, e isto se deve, garantiu o coronel Ronaldo, a análise criminal, policiamento orientado, empenho e dedicação de cada policial militar em suas áreas de atuação e setores.
Fonte: Assessoria PM – Jornalista Leno Guedes
Fotos: Comunicação do 7° BPM e DComs