sábado, 12 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

TRE-RO determina novas eleições para prefeito em Pimenta Bueno e Rolim de Moura

26/10/2018
in Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) de Rondônia determinou que novas eleições aconteçam em Pimenta Bueno (RO) e Rolim de Moura (RO) para a escolha de prefeito e vice dos respectivos municípios. O novo pleito está previsto para acontecer dia 9 de dezembro.

Para concorrer, os candidatos precisam preencher as condições de elegibilidade. O tribunal marcou as eleições suplementares após cassar os mandatos de Luiz Ademir Schock (PSDB), e seu vice, Fabrício Melo de Almeida (PSD), de Rolim de Moura, e Juliana Roque (PSB) e o vice Luiz Henrique Sanches Lima (PSB), ambos de Pimenta Bueno.

Conforme o TRE, o processo eleitoral ao pleito, como registro de candidatura, campanha e votação, levará pouco mais de um mês. O trâmite começa em 5 de novembro. O tribunal decidiu, ainda, não acrescentar uma regra para impedir que os candidatos cassados participem das eleições suplementares. A decisão de aceitar ou não a candidatura caberá à Justiça.

Luiz Ademir e Fabrício Melo tiveram os diplomas e os mandatos eleitorais cassados por suposto uso de recursos de pessoas jurídicas, de forma direta e indireta, na campanha eleitoral de 2016. Já Juliana Roque e Luiz Henrique Sanches.

Eles respondem processo de abuso de poder econômico, praticado nas eleições de 2016, pela contratação de quatro “formiguinhas” e o recebimento de uma doação ilegal no valor de R$ 6 mil na mesma época.

O motivo da punição, conforme pedido apresentado ao TRE pelo Ministério Público Eleitoral, é pelo suposto uso de recursos de pessoas jurídicas, de forma direta e indireta, na campanha eleitoral de 2016.

A justificativa para a cassação dos mandatos inclui, ainda, a captação ilícita de recurso para fins eleitorais e “caixa dois”. O pedido do MPE foi votado pelos membros do TRE-RO, que concordaram com a cassação.

Sobre a cassação dos mandatos, assessoria do prefeito e do vice de Rolim de Moura informou ao G1 que Luiz e Fabrício recorreram da decisão em Brasília. Ele solicitaram uma liminar, mas foi negada pelo ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Jorge Mussi. Disse ainda que o processo ainda “corre na Justiça e que aguarda a decisão final”.

Juliana Roque e Luiz Henrique Sanches

Juliana Roque e Luiz Henrique Sanches Lima já haviam tido os diplomas referentes a eleição de 2016 cassados pela 9ª Vara Eleitoral do município, que julgou procedente a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), de que teriam feito a contração de quatro ‘formiguinhas’ e recebido uma doação ilegal no valor de R$ 6 mil na mesma época.

Nesse mesmo processo, o deputado estadual Cleiton Roque, que é esposo da prefeita, também estava sendo investigado. Ele é considerado o responsável pela contratação das formiguinhas. Todos os envolvidos haviam ficado inelegíveis por oito anos, mas ainda cabia recurso.

Em 2017, a prefeita e o vice ficaram afastados dos cargos durante quatro dias, por causa do mesmo processo, porém a Justiça Federal emitiu uma liminar, permitindo que reassumissem as funções até que o processo fosse julgado.

Fonte:G1/RO

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.