sábado, 13 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Santos lidera contra Palmeiras

31/10/2018
in Santos FC

Por: Odir Cunha

Líder do campeonato e provável campeão brasileiro, o Palmeiras – adversário do Santos deste sábado, às 19 horas, no Allianz Parque – tem perdido a pose quando enfrenta o Santos, a quem não vence há seis jogos. Por sinal, nas12 partidas mais recentes entre ambos o Glorioso Alvinegro Praiano só foi derrotado uma vez, por um magro 1 a 0, conseguindo ainda nove vitórias e dois empates, com 18 gols a favor e sete contra.

Nosso querido pesquisador Guilherme Gomez Guarche lembra que somente em partidas do Campeonato Brasileiro este que é o Clássico dos Clássicos já foi realizado 70 vezes, com 27 vitórias santistas, 18 derrotas e 25 empates; 96 gols do Santos e 83 do adversário.

No Allianz Park só foram realizados três jogos entre ambos, com equilíbrio absoluto. Cada time venceu uma partida, houve um empate e ao todo marcaram dois gols cada. O último confronto, em 30 de setembro, também um sábado, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2017, foi vencido pelo Santos por 1 a 0, com gol de cabeça de Ricardo Oliveira.

A partida foi assistida por 37.527 pessoas, com renda de R$ 2.760.716,34. O Santos, então dirigido por Levir Culpi, venceu o Palmeiras do então técnico Cuca usando os jogadores Vanderlei, Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, David Braz e Zeca; Alison, Matheus Jesus e Jean Mota (Serginho); Bruno Henrique, Copete e Ricardo Oliveira (Kayke). A arbitragem Marcelo Aparecido de Souza.

Apenas se forem computados os confrontos desde as priscas eras do amadorismo é que o Palmeiras, antes chamado de Palestra Itália, passa a ter vantagem. Em 323 jogos na história, o Santos venceu 104, empatou 84 e perdeu 135, marcando 467 gols e sofrendo 550.

Formiga, um santista palmeirense

Guilherme Gomez Guarche

O craque Francisco Ferreira de Aguiar, saudoso Chico Formiga, teve o privilégio de jogar no Santos e também no Palmeiras. No clube da capital ele jogou 72 partidas, no período de 1957 a 1959, depois retornou ao Santos, onde encerrou sua carreira no ano de 1962, após disputar 412 partidas pelo Alvinegro Praiano. Foi também técnico do Santos nos anos de 1978/79 – 1982/83/84 e por último nos anos de 1986/1987. Formiga, sobre quem está sendo produzido uma biografia, faleceu em 2012.

Uma partida famosa em que defendeu a equipe palmeirense foi a memorável goleada aplicada pelo Santos ao time paulistano no ano de 1958 pelo placar de 7 a 6, no Pacaembu. Como técnico do Santos Formiga conquistou o título de campeão paulista de 1978.

Mas uma goleada que o torcedor santista não esquece foi quando ele dirigiu o time em 23 de novembro de 1982, no estádio do Pacaembu em partida do Campeonato Paulista, sucedendo ao técnico Cilinho, e o Peixe goleou o Palmeiras, dirigido por Rubens Minelli, pelo placar de 6 a 1, com gols de Roberto César, Serginho Dourado (2), João Paulo (2) e Paulinho.

Nessa memorável goleada santista a equipe jogou com Marolla, Toninho Paraná, Joãozinho, Toninho Carlos e Gilberto Sorriso; Roberto César, Luis Gustavo e Pita; Serginho Dourado (Cardim), Paulinho e João Paulo.

O primeiro encontro envolvendo as equipes do Santos FC e da então SS Palestra Itália ocorreu no campo do Velódromo e foi uma partida de caráter amistoso que terminou com o Peixe goleando o time da colônia italiana por 7 a 0.

Primeira partida

Santos FC 7 x 0 SS Palestra Itália

Estádio do Velódromo, São Paulo

3 de outubro de 1915

Amistoso parte do Festival Pró-Pátria , em benefício da Cruz Vermelha da Itália.

Santos: Ciro Werneck, Américo e Urbano Caldeira; Pereira, Oscar e Ricardo; Aranha, Ary Patusca, Anacleto Ferramenta, Marba e Arnaldo Silveira.

Palestra Itália Stillitano, Felice e Fulvio; Police, Fragassi e Imparato; Pastore, Américo Fiaschi, Amílcar, Ferré e Ítalo.

Gols: Anacleto Ferramenta (2), Ary Patusca (3), Aranha e Arnaldo Silveira.

O centroavante Ary Patusca estava jogando sua segunda partida pelo Alvinegro Praiano. A primeira tinha sido sete dias antes, na goleada sobre o CA Santista por 4 a 0 no campo do Brasil FC, na av. Conselheiro Nébias. Na goleada sobre o Palestra Itália Ary marcou três gols. Foi também a primeira e única vez em que o Alvinegro jogou no campo do Velódromo.

Artilheiros santistas do confronto

1 – Pele, 32 gols.

2 – Pepe, 16 gols.

3 – Coutinho, 13 gols.

4 – Edu, 11 gols.

5 – Toninho Guerreiro, 10 gols.

6 – Araken Patusca, Ary Patusca, Del Vecchio, Dorval, Gradim, Pagão e Serginho Chulapa, 8 gols.

13 – Feitiço, Neymar, Odair e Vasconcelos, 7 gols.

17 – Gabriel, Camarão, Ricardo Oliveira e Zito, 6 gols.

Fonte: www.santosfc.com.br/santos-lidera-contra-palmeiras

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.