sexta-feira, 12 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Memória: Há 55 anos, Santos FC conquistava Bicampeonato Mundial Interclubes

15/11/2018
in Santos FC

O Santos FC sagrava-se no dia 16 de novembro de 1963, perante um público pagante de 120.421 espectadores, Bicampeão Mundial Interclubes, ao vencer no Maracanã a equipe do Milan pelo placar de 1 a 0, com um gol de pênalti marcado pelo lateral Dalmo Gaspar.

O Peixe foi para o jogo com os seguintes jogadores: Gilmar; Ismael, Mauro e Dalmo; Lima e Haroldo; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Almir e Pepe. O técnico era Luiz Alonso Perez, o Lula. Como acontecera na partida anterior, os jogadores Calvet, Zito e o Rei Pelé não participaram da decisão por estarem contundidos, e foram substituídos brilhantemente por Haroldo, Lima e Almir. Pernambuquinho foi o grande nome da partida, ao ser atingido pelo zagueiro Maldini, dentro da área, resultando na penalidade máxima que Dalmo converteu dando o título ao Alvinegro mais famoso do mundo. O jornal “A Tribuna” assim descreveu a partida que deu o título ao Santos FC:

OBRIGADO SANTOS!

“Veio, afinal, a vitória que todos esperávamos – brilhante, inequívoca e incontestável. E o que mais eleva o mérito desse triunfo é a forma como foi ele conseguido: à custa de muito desprendimento e esforço de um grupo de bravos atletas, que compreenderam a tarefa que lhe foi atribuída. Não foi fácil, em momento algum, a caminhada até o final, o final glorioso. Pelo contrário, os obstáculos, a princípio, pareciam intransponíveis e, em verdade, somente puderam ser ultrapassados em consequência dessa confiança na própria força que de uns tempos para cá vem caracterizando o esporte brasileiro. O Santos, ontem, contra o Milan – em seu inigualável sucesso – foi mais Santos do que nunca. A prova de vitalidade que deu, surgindo para a vitória, após um largo período de menor inspiração, demonstra claramente a grandeza de suas reservas e as possibilidades amplas de que dispõe para manter-se, por muito tempo ainda, no ponto culminante do cenário futebolístico mundial. O significado de seu feito – analisadas as circunstâncias em que o mesmo foi obtido – transcende o valor puro e simples de quaisquer palavras com que se pretenda adjetivá-lo para situar-se no rol dessas antigas façanhas épicas, magníficas, grandiloquentes, insuperáveis. Saudemos, pois, o Santos FC, nesse instante magno de sua história, que outra coisa não representa senão um motivo de justo orgulho para sua cidade, que lhe deu o nome, a força e o incentivo, nunca negado para trilhar o caminho da glória. É muito grande a nossa alegria. Obrigado Santos!”.

Curiosidade:

O jogador Almir de Morais Albuquerque, já conhecido no mundo da bola como o “Pelé Branco”, pela sua voluntariosa participação nas partidas, morreu no Rio de Janeiro no dia 06 de fevereiro de 1973.

Guilherme Guarche
Coordenador do Centro de Memória e Estatística do
Santos Futebol Clube

Fonte: www.santosfc.com.br/memoria-ha-55-anos-o-santos-fc-conquistava-o-bicampeonato-mundial-interclubes

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.