terça-feira, 16 setembro, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Debate aponta bioeconomia como alternativa para o agronegócio

16/11/2018
in Brasil

A economia sustentável deverá ser, nos próximos anos, um dos pilares do agronegócio e um dos redutores de perdas no campo, e dos desperdícios, segundo avaliação de especialistas que participaram, nesta quarta-feira (14), da oficina “Construindo caminhos para o avanço da bioeconomia brasileira – Desafios em segurança alimentar e nutricional”, realizada pela Embrapa. O diretor Administrativo e Financeiro do Sebrae, Vinícius Lages, um dos debatedores, defendeu, no encontro uma articulação entre todas as entidades que tratam do tema, assim como organismos internacionais.

Vinícius Lages lembrou de várias ações do Sebrae que envolvem a bioeconomia e a segurança alimentar, mas ressaltou que é necessário um trabalho conjunto. “A Bioeconomia é um dos importantes eixos de crescimento do país. É importante aliar inovação, sustentabilidade e mercado como forma de inserir os pequenos negócios nesta agenda”, destacou o diretor, lembrando que o Sebrae também adotou políticas envolvendo a valorização de produtos regionais, que passaram a ser reconhecidos pelos locais de origem, como a cachaça fabricada em algumas cidades mineiras, assim como o queijo, e o café, entre outros. Para Alan Bojanic, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a bioeconomia é uma das alternativas para que mudar atitudes. “Estamos desperdiçando muita água, energia e alimentos, por isso precisamos fazer uma nova agricultura”, observou. “É preciso que o setor privado também interaja mais com a pesquisa”, ressaltou Gustavo Porpino, da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, mediador do debate, que usou o mesmo argumento da analista sênior do Banco Mundial, Maria de Fátima Amazonas e da secretária-adjunta de Segurança Alimentar, Lilian Rahal. O representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo Milani, considera que é necessária a criação de agentes locais de inovação rural para pequenas agroindústrias. “É uma iniciativa que o Sebrae conhece bem nas áreas urbanas”, afirmou Milani. “Existem também outras medidas que foram incentivadas pelo Sebrae, como as marcas coletivas e as indicações geográficas”, acrescentou o técnico. Os resultados dos debates serão utilizados pela Embrapa como insumo em seu processo de orientação estratégica para impactos desejados, e podem, também, contribuir com elementos de embasamento para uma eventual estratégia nacional de bioeconomia.

 

Fonte: www.agenciasebrae.com.br/sites/v/index.jsp?vgnextoid=53d5111e58217610VgnVCM1000004c00210aRCRD&vgnextfmt=default

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.