Os pais do atacante Neymar, Nadine e Neymar Silva, irão prestar depoimento à Justiça Federal do Brasil nos dias 14 e 16 de março para explicar o suposto caso de fraude e corrupção na transferência do jogador para o Barcelona em 2013, informou o jornal “Folha de São Paulo”.
As audiências foram um pedido das autoridades espanholas e o depoimento será dado através de carta rogatória, um documento utilizado em casos de cooperação internacional.
Segundo o periódico, além da família do atleta, os ex-presidentes do Santos Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro e Odílio Rodrigues e o atual mandatário Modesto Roma Júnior também serão ouvidos pela Justiça.
Os depoimentos ocorrerão pouco mais de um mês após Neymar e seu pai terem prestado depoimento à Audiência Nacional da Espanha para se defender. No dia 2 de fevereiro, Neymar pai e filho ficaram por mais de uma hora perante aos juízes – de maneira separada – para explicar a negociação. No depoimento, Neymar Silva isentou o filho de culpa e disse que se houve algum erro, foi ele quem cometeu de maneira não intencional.
Além das pessoas ligadas ao jogador e ao Santos, também são investigados o ex-presidente do Barcelona Sandro Rosell e o atual, Josep Maria Bartomeu, pelo crime de fraude e corrupção.
Quando foi anunciado, o time catalão afirmou ter pago 17,1 milhões de euros pelo craque brasileiro quando, na realidade, a negociação custou mais de 80 milhões de euros. (ANSA)