A crise que a cada dia se aprofunda no Brasil é fruto de pragas de proporções bíblicas que afligem o país, segundo uma análise publicada na revista colombiana “Semana”.
Depois de viver um período de fartura, o Brasil vê sua situação se tornar cada vez mais precária, e a crise se tornou mais crítica na semana passada, quando o ex-presidente Lula começou a ser investigado por corrupção, avalia.
“A derrubada do mito pareceu confirmar que o Brasil foi atacado por pragas que parecem bíblicas”, diz a “Semana”, que lista os problemas enfrentados pelo país:
1 – A queda do mito
Lula saiu do poder em 2010 com 80% de apoio, mas nos últimos meses sua reputação desabou, diz. Investigado na Operação Lava Jato, ele vê diminuírem suas chancer de voltar ao poder em 2018.
2 – Uma presidente sem poder
“A popularidade da presidente é de 6%, um número menor de que a taxa de inflação de dois dígitos”, diz.
3 – Corrupção generalizada
“Os escândalos de corrupção que apareceram durante os governos de Lula e Dilma são gigantescos”, explica. “E quando os brasileiros achavam que já tinham visto tudo, estourou a operação Zelotes, que deixou para trás a Lava Jato, até então o maior escândalo da história”.
4 – Uma recessão brutal
“A raiz da crise é a queda nos preços das matérias primas e do petróleo”, diz, ecplicando que a economia do Brasil vai encolher 8% entre 2014 e 2016.
5 – Violência
“O Brasil tem uma mistura mortal de narcotráfico e violência. Das 50 cidades mais violentas do mundo, 21 são brasileiras”, diz. Além disso, a violência policial está fora de controle.
6 – Adeus ao ambiente
Não bastassem inundações e a destruição da Floresta Amazônica, um “tsunami de lama tóxica destruiu o Rio Doce” após o rompimento de uma barragem de resíduos químicos.
7 – Zika
“Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil será o país mais afetado pela epidemia na América Latina, com 1,5 milhão de casos nos próximos meses. (…) Esta praga, que se nutre de inundações e de pobreza,, obrigou o governo a enviar 220 mil soldados para frear a epidemia”, diz.