O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Comissão de Gestão Ambiental (CGA), formalizou, nesta quarta-feira (17/02), sua adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que visa a transformar o setor público em exemplo de responsabilidade socioambiental. No dia 3 de março, no seminário Sustentabilidade e a Administração Pública a ser realizado no MPRJ, a instituição receberá o selo verde, certificado concedido a entidades públicas que dão início à implantação da A3P.
Ao aderir à agenda ambiental, o MPRJ se compromete a adotar práticas sustentáveis em suas atividades administrativas e operacionais. Por isso, a CGA intensificará a campanha de adoção dos projetos já em andamento, como “Adote uma Caneca” e “Frente e Verso”, e iniciará outras campanhas educativas, como o “Menos desperdício, mais água”, de conscientização sobre a importância do uso racional desse recurso.
A A3P tem como base a Agenda 21, principal documento elaborado durante a ECO-92, conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. Em 2002, o programa foi reconhecido pela Unesco e recebeu o prêmio “O melhor dos exemplos” na categoria Meio Ambiente.