O presidente da Desenvolve MT, José Adolpho Vieira, e a diretora de Desenvolvimento e Crédito, Anne Cristine Siqueira, apresentaram para representantes do trade turístico de Mato Grosso o Fundo Geral do Turismo (Fungetur). A linha de crédito é exclusiva para investimento em infraestrutura e equipamentos turísticos. O encontro foi realizado na Fecomércio-MT.
O Ministério do Turismo já disponibilizou R$ 15 milhões para investimento em infraestrutura e equipamentos. O capital disponibilizado pelo Fungetur possui as menores taxas do mercado. “O empresário do turismo terá um grande leque de opções para investir em seus negócios, com a menor taxa de juros disponível”, explicou José Adolpho.
Questionada quanto ao prazo para conclusão do processo e liberação do recurso, a diretora Anne Cristine Siqueira, explicou que depende da qualidade do projeto apresentado. “O recurso pode ser liberado em 30 dias, desde que o projeto esteja de acordo com as exigências, bem como os documentos apresentados para análise de garantia e obras”, explicou a diretora.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT), Fernando Medeiros, citou os entraves que dificultam a liberação de crédito para micro e pequenos empresários e ressaltou a importância do papel da Desenvolve MT e da Câmara Setorial do Turismo, que podem auxiliar e contribuir para o desenvolvimento do turismo no estado.
Vale ressaltar que em todo país, apenas oito instituições de crédito estão habilitadas e receber o recurso do Fungetur. Os financiamentos realizados nessa modalidade têm prazo de amortização de até 20 anos com até cinco anos de carência. Os juros são a partir de 5% ao ano somados mais o INPC.
A exigência do Ministério do Turismo é que o empreendimento esteja no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, que atuam no setor do turismo. O cadastro, que pode ser feito no site do Ministério do Turismo, permite que o Ministério e os Estados tenham acesso a diferentes dados sobre os Prestadores de Serviços Turísticos.