Uma das maiores jogadoras brasileiras de todos os tempos agora é do Tricolor. O São Paulo acertou a contratação de Cristiane, atleta com muita história na modalidade e na Seleção Brasileira. A atacante chega ao clube para defender a equipe profissional feminina, que volta aos campos nesta temporada.
“Eu acho que é o sonho de toda atleta, de todo mundo, de representar um grande clube e hoje eu represento o São Paulo. Estou feliz demais. É uma alegria muito grande e eu espero poder representar à altura do clube”, afirmou a jogadora.
“A contratação da Cristiane demonstra a forma séria como o São Paulo entra no projeto do futebol feminino. Estamos muito felizes por termos concretizado essa negociação, que eleva nossa equipe principal a outro patamar, e esperamos que a Cristiane nos ajuda a obter o êxito que desejamos e que o projeto merece”, disse o Presidente Carlos Augusto de Barros e Silva.
“Essa contratação consolida o nosso início na formatação do futebol feminino do São Paulo. A negociação parecia difícil no início, mas tivemos a melhor receptividade possível da Cristiane e as conversas evoluíram rapidamente. A confiança dela no projeto que apresentamos e a vontade que ela demonstrou em atuar pelo São Paulo foram determinantes. Trabalhei com ela no Santos, em 2009 e 2010, e sei do que ela pode agregar dentro e fora de campo”, disse Amauri Nascimento, supervisor do futebol feminino, que assume o comando da modalidade ao lado do diretor associado Antonio Luiz Belardo.
Aos 33 anos, Cristiane chega ao São Paulo após defender o Changchun Yatai, da China. Uma das maiores atletas da história do futebol feminino, ela soma títulos por diversos clubes e, principalmente, pela Seleção Brasileira, que defende desde os 15 anos. Em destaque, dois troféus do Pan-Americano (2007 e 2015) e o vice-campeonato Mundial (2007). A atacante tem também duas medalhas de prata olímpicas, conquistadas em Atenas (2004) e Pequim (2008).
A jogadora contabiliza recordes, como o de maior goleadora do futebol (feminino e masculino) em Jogos Olímpicos (14 gols). Ela também está na terceira posição entre os artilheiros históricos da Seleção, atrás de Marta e Pelé – a agora são-paulina balançou as redes 83 vezes pelo Brasil.
Em 2007 e 2008, Cristiane ficou com o terceiro lugar no prêmio de melhor do mundo da Fifa, troféu vencido por Marta nas duas temporada. Marta é, inclusive, a maior parceira da atacante com a camisa brasileira.
Futebol feminino do Tricolor
Em 2019, começa o trabalho da equipe feminina profissional. Cristiane chega para ajudar no desenvolvimento do time que vai contar, além de atletas contratadas, com algumas das joias da base e com jogadoras que participaram das avaliações abertas, feitas em outubro de 2018.
Na temporada 2017, o São Paulo retomou o projeto do futebol feminino por meio de uma parceria com o Centro Olímpico para a disputa do Campeonato Paulista Sub-17. Mesmo atuando com um time Sub-15, a parceria rendeu resultados excelentes, e as garotas ganharam os três títulos que disputaram: Campeonato Paulista Sub-17, Torneio de Desenvolvimento da Conmebol e Fiesta Sudamericana de la Juventud.
A partir de março de 2018, o São Paulo passou a ter equipe própria, e continuou levantando todos os troféus que disputou. As meninas levaram o título Paulista e o Torneio de Desenvolvimento da Conmebol: 100% de aproveitamento.
Ficha técnicaNome completo: Cristiane Rozeira de Souza SilvaData de nascimento: 15 de maio de 1985 (idade 33 anos)Local de nascimento: Osasco (SP)Posição: Atacante
Clubes:Juventus, Turbine Potsdam (Alemanha), Wolfsburg (Alemanha), Linköping (Suécia), São Bernardo, Corinthians, Chicago Red Stars (Estados Unidos), Santos, Rossiyanka (Rússia), Daekyo (Coreia Do Sul), Centro Olímpico, Paris Saint-Germain (França), Changchun Yatai (China)
Títulos: Bicampeã Sul-Americano Sub-19 (2001 | 2002)Tricampeã Sul-Americano Adulto (2002 | 2010 | 2014)2 medalhas de prata em Jogos Olímpicos (2004 | 2008)Medalha de prata na Copa do Mundo (2007)Tricampeã Pan-Americana (2003 | 2007 | 2015)Campeã da Champions League (2005)Bicampeonato Alemão (2005 | 2006)Campeã da Copa da Alemanha (2005) Campeã do Brasileirão Feminino (2013)Campeã da Copa do Brasil (2009)Bicampeã Libertadores (2009 | 2010)