terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Santana leva Dilma para centro da Lava Jato

22/02/2016
in Brasil, Destaque

DO BLOG – KENNEDY ALENCAR
RIO DE JANEIRO

Ao virar alvo da 23ª fase da Operação Lava Jato, o marqueteiro João Santana leva a presidente Dilma Rousseff para o centro das investigações. O Palácio do Planalto até hoje sempre achou que o PT e o ex-presidente Lula seriam os alvos principais da Lava Jato e que a presidente seria preservada.

A fase de hoje, a Acarajé, deixa claro que a presidente Dilma também é alvo, porque está sendo ressuscitada a suspeita de que as suas campanhas podem ter recebido recursos ilegais. A presidente e seus auxiliares sempre negaram o recebimento de recursos ilegais nas campanhas de 2010 e 2014, seja propina, seja caixa 2.

Mas a entrada em cena de João Santana na Acarajé se deve à suspeita dos investigadores da Lava Jato de que o marqueteiro teria recebido pagamento da Odebrecht no exterior a fim de quitar compromissos de campanha. Ou seja, teria havido uma doação ilegal feita no exterior para a campanha de Dilma.

Essa é a principal tese dos investigadores nesta nova fase da Lava Jato. É uma tese grave. Se comprovada, poderá fortalecer a possibilidade de impeachment ou de cassação da chapa Dilma-Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Claro que se trata de um caminho tortuoso. Como Santana não tem foro privilegiado, o juiz Sérgio Moro pode investigar o marqueteiro da presidente. Moro não pode investigar Dilma, mas pode compartilhar provas com o TSE, o STF (Supremo Tribunal Federal) e a Procuradoria Geral da República (PGR) se obtiver algo consistente. Dilma só pode ser investigada nos âmbitos da PGR e do STF.

Mas Moro faz uma investigação indireta sobre a presidente porque João Santana realizou as campanhas dilmistas à Presidência e é o principal marqueteiro do governo. Ele gravou o último pronunciamento oficial de Dilma, sobre o zika vírus, que foi feito no início deste mês. Faz reuniões frequentes com a presidente. É alguém que participa da intimidade política de Dilma e do PT.

Outro efeito é enfraquecer politicamente o governo numa hora em que há anúncio de medidas econômicas que dependem de negociação com o Congresso. A Lava Jato introduz ainda mais dificuldades políticas a um governo que já teria problemas suficientes sem essa investigação, dada a incapacidade da presidente de encontrar saídas para a crise.

Logo, é um agravante político para a presidente. Uma investigação da Lava Jato sobre recursos ilegais de campanha e um mandado prisão contra o marqueteiro presidencial dificultam bastante a tarefa de governar.

*

Futuro complicado

A soltura do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) não deve evitar uma cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.

De fato, Delcídio é um político benquisto no Congresso. Ao contrário de Eduardo Cunha, presidente da Câmara, o senador petista é visto como boa praça. Tem menos inimigos.

Isso ajuda, claro _ainda mais se ele se licenciar para evitar o constrangimento de um senador exercer o mandato de dia e ir para a prisão domiciliar à noite. Mas já há um processo de investigação por quebra de decoro. Votação de cassação de mandato é por meio de voto aberto.

Diante da gravidade dos diálogos em que ele sugeriu um plano de fuga a Nestor Cerveró e até a ajuda de ministros do Supremo, ainda que diga que eram bravatas, parece configurada uma quebra de decoro. Nesse contexto, com voto aberto, é difícil que não seja cassado.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: DILMA ROUSSEFFJoão SantanaLava Jato

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.