sexta-feira, 29 agosto, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Parou guerra, foi campeão, nasceu o Messias

04/02/2019
in Santos FC

Como quase todos os dias do calendário, 4 de fevereiro é um dia cheio para a pródiga história santista. Nesta data o time parou uma guerra na Nigéria, conquistou um importante título internacional no Chile e, em Belém do Pará nasceu i craque Giovanni, que os santistas imortalizariam com o apelido de Messias. Vamos aos textos, com pesquisa de Guilherme Gomez Guarche e Gabriel Santana.

Cessar fogo para ver o Santos

Em 4 de fevereiro de 1969, uma terça-feira, o Santos Futebol Clube parou a Guerra de Biafra, também conhecida como Guerra Civil Nigeriana, ao jogar na cidade de Benin (Benin City), na Nigéria, na fronteira com a região separatista de Biafra. Naquele dia as hostilidades cessaram para que todos pudessem apreciar o mágico time do Santos e o Rei Pelé em ação contra a Seleção do Meio Oeste da Nigéria.

Diante de um público aproximado de 25 mil pessoas o Alvinegro Praiano venceu por 2 a 1, com gols de Edu e Toninho Guerreiro. O time escalado pelo técnico Antoninho formou com Gylmar (depois Laércio), Turcão, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo (Oberdan); Lima e Negreiros (Marçal); Manoel Maria, Toninho (Douglas), Pelé (Amauri) e Edu (Abel).

Essa partida não tinha sido programada pelo empresário Samuel Ratinoff, e sua realização só foi decidida após o time santista ter recebido garantias das autoridades locais de que sua permanência em solo nigeriano teria total segurança. A confirmação de que o Santos realmente parou a Guerra de Biafra veio em um texto do jornalista Michel Laurence publicado na revistaPlacar em 1990, por ocasião do 50º aniversário do Rei Pelé.

O jornalista Gilberto Castor Marques, enviado especial de A Tribuna, escreveu que quando o Alvinegro chegou à cidade de Benin foi decretado feriado na parte da tarde daquele dia pelo governador da região, o tenente coronel Samuel Ogbemudia. O mesmo Ogbemudia autorizou a liberação da ponte que ligava Benin à Sapele, para que todos, indistintamente, pudessem assistir ao jogo. Akenzua II, conhecido como “The Oba de Benin” era o rei local e tinha, para espanto do curinga Lima, 26 esposas, 84 filhos e 216 filhas.

Os jogadores Gylmar e Coutinho confirmaram que o jogo transcorreu em clima de paz, mas tão logo o avião zarpou foi possível ouvir os tiros que denunciavam o recomeço das hostilidades.

Essa guerra civil entre os nigerianos e os separatistas, que queriam a criação de um país chamado Biafra, teve início em 1967 e terminou em janeiro de 1970, com a morte de mais de um milhão de civis, a maioria dizimados pela fome.

Nesse giro pela África a delegação santista era chefiada por Carmo Angerami; o administrador era Ciro Costa; o médico, Áureo Rodrigues; o preparador físico, Júlio Espinosa, e o técnico, Antoninho. Os jogadores eram Gylmar, Laércio, Ramos Delgado, Rildo, Oberdan, Lima, Negreiros, Turcão, Amaury, Mané Maria, Toninho Guerreiro, Douglas, Abel, Pelé, Edu, Marçal, Joel Camargo e Paulo.

Tricampeão do Hexagonal do Chile 

Ao vencer a equipe da Universidad de Chile por 2 a 0, com dois gols do atacante Totonho, o Santos Futebol Clube sagrou-se campeão do Torneio Hexagonal do Chile em 4 de fevereiro de 1977, uma sexta-feira.

Nessa partida o time foi escalado pelo técnico Urubarão Calvo Nunes com Ricardo, Léo Paraibano, Marçal, Neto e Fernando; Clodoaldo, Ailton Lira e Toinzinho; Nilton Batata (depois Babá), Totonho e Bozó (Reinaldo.

Além da partida diante da Universidad de Chile, o Santos disputou mais quatro partidas, com três vitórias e uma derrota, somando um total de 11 gols marcados e dois sofridos. Os artilheiros santistas do torneio foram Totonho, com cinco gols; Aílton Lira, com quatro, e Nilton Batata, com dois.

Nesse torneio o Alvinegro Praiano venceu as equipes do Colo-Colo (3 a 1), Everton de Viña del Mar (4 a 0) e River Plate, da Argentina (2 a 0), e foi derrotado pela Seleção de Salzburg, da Áustria, por 1 a 0. Além dos que participaram da partida contra a Universidad, o Santos utilizou no torneio os jogadores Jorge Maravilha, Carlos Roberto, Zé Mário e Aílton Silva.

Curiosidade: O Santos Futebol Clube disputou quatro torneios hexagonais no Chile, sendo campeão nos anos de 1965, 1970 e 1977. Além disso, ficou em segundo lugar em 1967, ao terminar o torneio empatado com o Vasas, da Hungria, mas perdendo no saldo de gols. Em 1968 o Alvinegro disputou e venceu o Torneio Octogonal do Chile, batizado de Torneio Nicolau Moran, em homenagem ao dirigente do Santos que morreu no Chile enquanto comandava a delegação santista.

imagem04-02-2019-21-02-39

Nasce o Messias

Em 04 de fevereiro de 1972, uma sexta-feira, nascia, na cidade de Belém, no Pará, o craque Giovanni Silva de Oliveira, considerado o melhor jogador brasileiro de 1995, apelidado pela torcida do Santos de “Messias”.
Giovanni chegou ao time praiano vindo da Sãocarlense, do Interior de São Paulo, e sua primeira partida na equipe principal do Peixe foi no dia 25 de setembro de 1994, na vitória de 4 a 1 sobre o Remo, no estádio Mangueirão, em sua cidade natal.

Macedo, Ranielli, Paulinho Kobayashi e Guga marcaram os gols do Santos, escalado assim pelo técnico Serginho Chulapa: Edinho, Índio, Marcelo Fernandes, Junior e Silva; Dinho (Serginho Fraldinha), Gallo, Ranielli (Giovanni) e Paulinho Kobayashi; Macedo e Guga.

Giovanni jogou no Alvinegro em 1994/1996, depois em 2005/2006 e por último em 2010. Ao todo foram 139 partidas, com 73 gols marcados com a camisa santista.

No Alvinegro, Giovanni conquistou os títulos do Torneio de Verão em 1996, Campeonato Paulista em 2006 e 2010 e da Copa do Brasil em 2010. Foi também o artilheiro máximo do Paulista em 1996, marcando 24 gols, além de ganhar a Bola de Ouro da Revista Placar em 1995.

Curiosidade: Giovanni é o mais velho jogador a participar de uma partida profissional pela equipe santista. Quando atuou no amistoso em homenagem aos 100 anos do estádio Urbano Caldeira, em 2016, contra o Benfica, ele tinha 44 anos de idade.

Fonte: www.santosfc.com.br/parou-guerra-foi-campeao-nasceu-o-messias

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para imprimir(abre em nova janela) Imprimir
  • Tweet
  • Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
  • Clique para compartilhar no Threads(abre em nova janela) Threads

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.